Seminário Internacional de Feng Shui – Tiradentes – 2014

13o Seminario Internacional de Feng Shui

Em 2012, participei do 12º Seminário Internacional de Feng Shui, em Tiradentes, como palestrante. Esse ano, vou ao 13º Seminário para assistir e saborear! Achei a programação fantástica, e os convidados internacionais desenvolvem um trabalho que tem tudo a ver com a minha linha atual de trabalho, por meio da interação com as energias mais sutis da Natureza.

Veja o que diz Julie Rocka:

O foco do meu trabalho é auxiliar você e sua casa a se alinharem para uma vida plena e feliz.

E isso é o que eu digo, na primeira página do meu site:

O meu ideal é proporcionar, através do meu trabalho, ambientes mais saudáveis e equilibrados, onde as pessoas se sintam estimuladas a concretizar seus potenciais com liberdade e alegria.

Sintonia pura, né?

Julie Rocka e Richard Creightmore são os dois palestrantes internacionais, aos quais se juntam nossos talentos nacionais Carlos Solano, criador do evento, Débora Dalsasso, Flávio Duarte e Viviane Oliveira.

Eu já estou inscrita, e até reservei minha pousada!

Pra quem quiser mais informações, esses são os contatos:
(67) 9287.6433 / 8106.8633
contato.seminariofengshui@gmail.com

13o Seminario Internacional de Feng Shui

Novo Serviço – Reprogramação Energética

mesa-radionica-detalhe-1

Durante todo o primeiro semestre de 2014, tenho recebido emails perguntando quando darei o próximo curso presencial de Feng Shui. Até hoje não pude dar uma resposta concreta. Isso por que o ritmo do Universo me levou, este ano, a fazer vários cursos. Cursos que eu queria fazer há tempos, e ainda não tinha conseguido. Muitos deles, que só eram dados fora do Rio, resolveram, todos ao mesmo tempo, ser dados aqui na cidade maravilhosa. Serão as energias da Copa do Mundo movimentando a dinâmica da cidade?

Seja como for, estou num movimento de absorver conhecimentos e experimentar todas essas sabedorias novas que estou adquirindo. Mas para aqueles que estão ansiosamente aguardando por cursos, a boa notícia é que, quando eu voltar a dá-los, terei muitas novidades pra apresentar!

Você conhece o trigrama Dui – o Alagado? Ele é mais conhecido como Lago, e sua imagem representa a água parada na superfície, mas cheia de movimento por baixo. Essa água parada na superfície também reflete o Céu, trazendo-o para a Terra. Esse é exatamente o meu momento agora. E em breve vocês poderão ver, bem aparente na superfície, o resultado dessa mudança interna, refletindo a luz superior. Mudança pra melhor, com certeza!

mesa-radionica-detalhe-2A primeira novidade que apresento é o serviço de Reprogramação Energética. Por meio da Mesa Radiônica Quântica e da Coluna Búdica, as energias sutis do imóvel são purificadas e transmutadas, permitindo uma melhor sintonia entre os ambientes e as pessoas. O padrão vibracional do imóvel é reprogramado, maximizando os efeitos da aplicação do Feng Shui e da Geobiologia.

Clique aqui e veja as informações completas sobre a Reprogramação Energética.

Nos próximos dias, estarei enviando emails através do Informativo, convidando vocês a participarem comigo de alguns desses cursos maravilhosos; uns serão no Rio, outros em cidades diferentes. Quem quiser receber esses convites, é só se cadastrar no site mesmo – www.alinemendes.com.br – ali em cima, do lado direito.

 

Como ela consegue? O poder da atenção

Muitas vezes ouvi a pergunta: como você consegue? Como consegue fazer tantas coisas? Como consegue fazer projetos de arquitetura, consultorias, dar cursos, escrever livros, artigos, tudo isso cuidando sozinha de três filhos, entre outras coisas?

Nunca pude dar uma resposta concreta. Sempre foi um processo não muito consciente. Hoje, lendo o livro “A Energia dos Raios em Nossa Vida”, de Trigueirinho (Ed. Pensamento), achei uma definição que combinou com minha atitude, e pode ser uma explicação para a pergunta acima.

“Outro aspecto a ser treinado para que atinjamos tal equilíbrio é o da execução das tarefas cotidianas, por mais simples que sejam, com a máxima perfeição, esmero e afeto. Se tivermos disposição para executar com esse espírito nossas atividades diárias, ficaremos surpresos com a potência da energia da vontade e com o que somos capazes de fazer. (…)

Ressalte-se, contudo, que não são os exercícios em si, mas sim a decisão de nos transformamos que opera mudanças. Passamos, então, a ter consciência de como fazer todas as coisas nos mínimos detalhes, atentos a tudo; a fechar uma porta sem batê-la, a andar de chinelos sem arrastá-los; percebemos quando cai uma migalha no chão, e assim por diante. (…)

Entra-se num ritmo que não pode ser descrito por palavras, criado que é pela vontade-poder que começamos a experimentar, a partir de dentro de nós mesmos. Trata-se de um poder sobre nós próprios, sobre as forças da inércia, que às vezes agem imperceptivelmente.”

Costumo dizer aos meus filhos que devo ser uma mãe insuportável, pois estou atenta a cada ruído, a cada movimento do ar nos cômodos ao lado. Sou capaz de, estando no meu quarto, dizer onde eles estão, se foram da sala para a cozinha, ou se levantaram do sofá para mexer na tv, por exemplo. É quase impossível esconder algo de uma mãe assim… Levo na brincadeira, pra não ficar tão estressante pra eles.

Sempre tive essa tendência natural a fazer tudo com extremo cuidado e atenção. Claro que não sou perfeita e, por isso mesmo, muitas vezes o excesso de cuidado me levou a ser perfeccionista, e consequentemente estressada e crítica. Toda tendência tem duas manifestações possíveis, uma equilibrada, outra distorcida. Da mesma forma, transito na dualidade inércia-iniciativa, desinteresse-vontade, depressão-entusiasmo. Acho que, justamente por isso, desde muito cedo descobri como fazer para me manter na parte ascendente da curva, como manter o entusiasmo, e escapar da depressão.

Talvez essa atenção permanente, essa curiosidade infantil, esse interesse por tudo que me rodeia, sejam o segredo de conseguir realizar tantas coisas. E se for mesmo? Vale a pena tentar, né? Espero que funcione pra você.

Trigueirinho - A Energia dos Raios em Nossa Vida
 Ainda estou lendo o primeiro dos sete raios explorados no livro. Espero que os outros sejam tão interessantes e esclarecedores quanto esse.

 

Leonardo Boff e o Feng Shui

Não é de hoje que o filósofo Leonardo Boff demonstra sua apreciação pelo Feng Shui. Para ele, o Feng Shui tem muito a ensinar ao Ocidente sobre o cuidado e respeito com os ambientes e as pessoas. Neste novo artigo publicado recentemente em seu blog, é reproduzido o trecho de um livro que traz reflexões a respeito deste tema.

…a filosofia Feng-Shui visa antes o sujeito que o objeto,  mais a pessoa do que ambiente e a casa em si.  A pessoa precisa envolver-se no  processo, desenvolver a percepção do ambiente, captar os fluxos energéticos e os ritmos da natureza. Deve assumir uma conduta em harmonia com os outros, com o cosmos e com os processos rítmicos da natureza. Quando tiver criado essa ecologia interior, está capacitado para organizar, com sucesso, sua ecologia exterior.

A visão chinesa  do mundo privilegia o espaço, à diferença do Ocidente que previlegia o tempo. O espaço para o taoismo é o lugar do encontro, do convívio, das interações de todos com todos, pois todos são portadores da energia Chi que empapa o espaço.

Face ao desmantelamento  do cuidado e à grave crise ecológica atual, a milenar sabedoria  do Feng-Shui nos ajuda a refazer a aliança de simpatia e de amor para com a natureza.

O caminho do amor pode se apresentar de diferentes formas. O Feng Shui é uma delas. Clique aqui e conheça um pouco mais.

Fonte: http://leonardoboff.wordpress.com/2014/02/27/a-sabedoria-chinesa-do-cuidado-o-feng-shui/

 

Decoração de Natal 2013 com Feng Shui

Descubra como a decoração de Natal pode deixar sua casa harmonizada neste fim de ano, com a ajuda do Feng Shui

Ao longo do ano, aplicamos as recomendações do Feng Shui em nossa casa e em local de trabalho, visando obter saúde, harmonia e prosperidade para nós e para as pessoas que nos cercam. Na época das festas, a maioria dos locais recebe elementos extras através dos enfeites de Natal. Por isso, precisamos nos certificar de que a decoração natalina respeite a harmonia existente nos ambientes, garantindo assim alegria e paz nas festas de fim de ano. Os enfeites de Natal podem ser classificados em um dos cinco elementos chineses, conforme suas características.

Os Cinco Elementos Chineses

Árvore

Cores: verde, azul claro, azul turquesa

Formas: linhas verticais, retângulos, cilindros

Materiais: plantas.

Exemplos: Pinheiro de Natal verde, velas cilíndricas verdes (apagadas), fitas verdes contornando a porta, guirlandas com raminhos verdes.

natal-arvore4natal-arvore5natal-arvore3natal-arvore2natal-arvore

Fogo

Cores: vermelho, rosa, laranja, púrpura

Formas: triângulos, pirâmides, estrelas

Materiais: lâmpadas, velas acesas.

Exemplos: Pinheiro de Natal vermelho ou rosa, pinheiros tradicionais com muitos enfeites em vermelho, luzes decorativas em cores quentes, estrelas e laços de fita vermelhos, velas vermelhas (podem estar acesas).

natal-fogo1natal-fogo5natal-fogo2natal-fogo4natal-fogo3

Terra

Cores: amarelo, marrom, bege

Formas: quadrado, linhas horizontais

Materiais: pedras, vasos de argila e cimento.

Exemplos: Presépios em argila ou pedra, enfeites com folhas secas e sementes, guirlandas com pinhas e laços amarelos.

natal-terra1natal-terra4natal-terra3natal-terra2

Metal

Cores: dourado, prateado, branco, cinza

Formas: círculos e arcos

Materiais: som de metal, cabaças.

Exemplos: bolas decorativas douradas e prateadas, pinheiros de Natal brancos ou de cor metálica, guirlandas prateadas ou douradas, com muitas bolas decorando.

natal-metal1natal-metal5natal-metal2natal-metal4natal-metal3

Água

Cores: preto, azul cobalto, azul marinho

Formas: formas sinuosas e irregulares

Materiais: líquidos.

Exemplos: pinheiros de Natal na cor azul escura, fitas azuis ou pretas dispostas de forma sinuosa, guirlandas com aparência de escamas ou ondas na cor azul, lâmpadas decorativas na cor azul

natal-agua1natal-agua5natal-agua2natal-agua3natal-agua4

Alguns exemplos de enfeites compostos por dois elementos combinados:

Metal + Água

natal-metal-agua-arvorenatal-metal-agua1natal-metal-arvorenatal-metal-agua2

Fogo + Terra

natal-terra-fogo

Metal + Fogo

natal-metal-fogo

O formato cônico do pinheiro de Natal está associado ao elemento Fogo. Sua tradicional cor verde está associada ao elemento Árvore, embora hoje em dia possamos encontrar com facilidade pinheiros nas mais diversas cores, como rosa, azul e prateado. A partir das dicas que você encontrará neste artigo, poderá escolher o melhor local para a sua árvore de Natal, bem como as cores e os formatos de enfeites mais adequados para cada ambiente.

Decoração deve ser baseada nos potenciais energéticos de dezembro de 2013

No Feng Shui Tradicional Chinês, a planta baixa de um local é dividida em oito partes de 45°, que coincidem com as oito direções da rosa-dos-ventos. Cada uma dessas direções recebe a visita de uma estrela (que é um potencial energético) correspondente ao ano de 2013, e outra correspondente ao mês de dezembro. Cada estrela possui uma “personalidade” única, e está associada a um número e a um dos cinco elementos. Isso nos permite definir, para cada direção, as tendências e os elementos favoráveis e desfavoráveis no mês de dezembro de 2013. Os números na ilustração abaixo simbolizam os potenciais de nove diferentes estrelas, numeradas de 1 a 9. Os números em negrito, à direita, indicam as estrelas visitantes do mês de dezembro de 2013. Já os números da esquerda simbolizam as estrelas visitantes do ano de 2013. A ilustração, portanto, mostra o mapa de estrelas do Feng Shui para dezembro de 2013.

Estrelas Anuais do Feng Shui para dezembro de 2013, por Aline Mendes

Aplicando o Feng Shui em sua casa

Posicione-se no centro da sua casa e com uma bússola ou o seu celular – se for um smartphone – identifique a direção Norte do local. Depois disso, divida a planta da casa em oito partes (veja imagem acima). Repare que cada direção possui uma ou mais indicações dos elementos adequados para ela.  Nas descrições abaixo, aprenda quais itens de decoração natalina deve usar, em cada ambiente do seu lar.

Norte (estrelas 1-6)

Os elementos Metal e Terra são os mais adequados para a direção Norte neste Natal. É uma direção que vai favorecer a sabedoria e a autoridade no mês de dezembro. Um pouco de Água também pode estar presente, se você já tiver bastante Metal aqui. Mas evite o Fogo e a Árvore, que podem trazer problemas legais e acidentes para o chefe ou dono da casa. Este não é, portanto, um bom local para um pinheiro de Natal tradicional. Se este for o único local disponível no seu imóvel para uma árvore de Natal, escolha uma que seja prateada, e decore-a com bolas e laços nas cores amarelo, azul marinho, prateado e dourado. A árvore pode estar apoiada em uma mesa com uma toalha amarela, ou em um vaso de cerâmica.

Nordeste (estrelas 8-4)

Aqui você pode usar e abusar do elemento Fogo este ano. Use lâmpadas coloridas piscando, laços vermelhos, estrelas e bolas de tons fortes. Você pode ainda complementar a sua decoração de Natal com os elementos Terra e Árvore, mas em menor quantidade. Evite o Metal e a Água, para prevenir problemas no romance ou envolvendo crianças.

Leste (estrelas 3-8)

Nesta direção, o elemento Fogo é o mais indicado, trazendo prosperidade, harmonia e alegria. Lâmpadas e velas acesas ficarão ótimas aqui. Um pouco de Terra também poderá ser usada em conjunto com o Fogo. Os elementos Metal, Árvore e Água devem ser evitados, prevenindo problemas legais, acidentes ou roubos.

Sudeste (estrelas 4-9)

As energias nesta direção estão favorecendo a criatividade, o romance e as festividades. Os elementos adequados no mês de dezembro são a Árvore e o Fogo. Uma árvore de Natal tradicional, com bastante verde e vermelho, encontra aqui seu local perfeito. Evite a Água, que pode estimular excessivamente o romance, levando a excessos indesejados. Evite também a Terra e o Metal, que poderiam causar problemas nos relacionamentos e perdas no campo financeiro.

Sul (estrelas 9-5)

Esta direção pede uma decoração criativa, com predomínio do elemento Metal: muitas bolas e enfeites dourados e prateados. Assim, evitamos possíveis problemas causados por uma estrela visitante nada agradável. A decoração pode ser complementada com um pouco do elemento Água, como fitas na cor azul marinho. Evite os elementos Fogo, Terra e Árvore, que podem trazer problemas tanto financeiros quanto nos relacionamentos.

Sudoeste (estrelas 2-7)

A direção Sudoeste apresenta o risco de problemas digestivos e acidentes, não sendo, portanto, um bom local para fazer a ceia de Natal. Esta direção pede, em dezembro, a presença das fases Água e Metal, que minimizam os potenciais nocivos. Evite aqui os elementos Terra, Fogo e Árvore, que poderiam agravar estes potenciais indesejados.

Oeste (estrelas 7-3)

Nesta direção, precisaremos do elemento Fogo, para evitar o risco de roubos e conflitos. O Metal também pode ser usado, mas devemos evitar os elementos Árvore, Água e Terra. Assim estaremos garantindo paz e harmonia no local.

Noroeste (6-2)

Na direção Noroeste, encontraremos em dezembro um potencial que favorece a cooperação e a autoridade. Mas apresenta também o risco de problemas digestivos. O predomínio, aqui, deve ser do elemento Metal, sendo permitido também um pouco de Água. Já a Terra, o Fogo e a Árvore devem ser evitados.

Centro (5-1)

No centro do imóvel, a recomendação para o mês de dezembro é dos elementos Metal e Água. Terra, Fogo e Árvore devem ser evitados. Assim, cultivaremos a sabedoria e a flexibilidade durante o período das festas. O calendário Chinês é diferente do Ocidental, e nele o mês de dezembro vai do nosso dia 7 de dezembro até o dia 5 de janeiro. Pra quem segue a tradição de desmontar a decoração de Natal no Dia de Reis (6 de janeiro), é uma agradável sincronicidade.

Boas Festas e um final e início de ano com muita harmonia e felicidade!

 

Este artigo foi publicado originalmente no portal Personare, do qual Aline Mendes é colunista.

 

Novo Site

Estou muito feliz, pois o site está no ar novamente! E renovado!

Ele ficou quase três meses fora do ar. Depois de duas tentativas infrutíferas com programadores brasileiros, acabei contratando uma empresa indiana. Que graças a Deus resolveu as questões principais em menos de uma semana.

Nessa fase de transição, muitas imagens e links ainda estão desatualizados. Afinal, são mais de 120 páginas de conteúdo. Aos poucos, todas voltarão a ficar redondinhas.

O visual também está super básico, e logo logo teremos um visual personalizado e novas funções interessantes.

Os cadastros existentes no antigo site continuam funcionando. Só que o nome de usuário foi substituído pelo e-mail de cadastro.

www.alinemendes.com.brNossa loja, que concentra a venda de livros, mandalas e cursos online, ainda não foi restaurada. Mas os cursos online continuam ativos, sendo enviados por e-mail. E para substituir temporariamente o fórum de discussão para alunos do site anterior, reativamos nosso antigos grupos de discussão do Yahoo.

É muito bom estar de volta ao mundo virtual, e me livrar da estranha sensação de estar desconectada… Coisas de um mundo real que se tornou dependente do virtual!

Qualquer dúvida, podem comentar por aqui mesmo, ou mandar e-mail. Pra evitar spam, os comentários só podem ser feitos por usuários cadastrados no site, ou através da conta do Google Plus ou Facebook.

Sejam todos bem vindos de volta!

Aline