Decoração de Natal com Feng Shui em 2010


Feng Shui na Decoração de Natal 2010

arvore de natalNessa época do ano, muitos seguem a tradição de enfeitar a casa para as festas de fim de ano, com guirlandas, luzes e árvores de Natal. De acordo com o Feng Shui, qualquer objeto que acrescentamos em um ambiente vai interagir com as energias sutis ali presentes. Para determinarmos como será essa interação, utilizamos a Teoria das Cinco Fases da Energia, que são: Árvore, Fogo, Terra, Metal e Água. A cada uma das fases são atribuídas propriedades de forma, cor e material.

As Árvores de Natal podem ser incluídas na categoria Fogo. Apesar de plantas em geral pertencerem à fase Árvore, plantas artificiais não possuem mais o movimento de crescimento e expansão das plantas vivas. E todas as propriedades de uma árvore de Natal estão ligadas à fase Fogo. O formato triangular dos pinheirinhos de Natal e estrelas pertence à fase Fogo, assim como a cor vermelha, muito freqüente nas bolas e laços que decoram a árvore. Luz e calor são os atributos mais fortes do Fogo, e estão presentes na Árvore de Natal através das lâmpadas.

natal invernoNo Hemisfério Norte, onde surgiu essa tradição, dezembro é um mês muito frio, e o uso de objetos associados à fase Fogo serve para promover o equilíbrio entre o yin-frio e o yang-quente. No Hemisfério Sul, em dezembro estamos no auge do verão e geralmente faz muito calor. Neste caso, a árvore de Natal só faz aumentar a predominância do yang-quente, gerando um desequilíbrio entre yin e yang.

Pelo Feng Shui Tradicional Chinês, cada casa possui o seu próprio padrão de distribuição das energias – definido pelo ano de construção e pela orientação em relação ao Norte magnético – que determina que fases são permitidas e quais são indesejáveis em cada setor.

Mas além do padrão de energias particulares de cada imóvel, existem as energias mais genéricas, que mudam a cada ano e mês, e são as mesmas para todos os imóveis. Podemos, então, levar estas energias em consideração para traçar normas gerais de posicionamento e características da decoração de Natal a cada ano. Listamos abaixo, as fases indicadas e desaconselháveis para cada uma das direções, neste mês de dezembro.

  • Na direção Norte, a fase mais benéfica é a Água, que pode ser complementada com um pouco de Metal e Fogo. Evitar as fases Terra e Árvore.
  • No Nordeste, use bastante Metal, com alguns toques de Fogo. Evite as fases Árvore, Terra e Água.
  • Na direção Leste, o Fogo e a Terra são bem vindos, e um pouco de Árvore é permitida, mas procure não usar as fases Água e Metal
  • No Sudeste, o mais importante é a Terra. Querendo complementar, use Árvore e Fogo juntos. Evite Metal e Água.
  • Na direção Sul, capriche no Metal, com apenas alguns detalhes em Fogo. As fases Árvore e Terra são inadequadas, mas você pode usar um pouquinho de Água.
  • No Sudoeste, novamente o Metal é o mais indicado. Ele pode ser complementado com um pouco de Água, mas evite a Árvore, o Fogo e a Terra.
  • Na direção Oeste, você pode usar tanto o Metal, quanto a Água e o Fogo. Só não use Terra e Árvore.
  • No Noroeste, o ideal são as fases Metal e Árvore em quantidades equivalentes, sendo permitido um pouco de Fogo, e evitando Terra e Água.

Veja agora alguns exemplos de enfeites de Natal em cada uma das cinco categorias:

Metal

fase metalfase metalfase metalfase metalfase metal

Água

fase águafase águafase águafase águafase água

Árvore

fase árvorefase árvorefase árvorefase árvorefase árvore

Fogo

fase fogofase fogofase fogofase fogofase fogofase fogo

Terra

fase fogofase fogofase fogofase fogo

E algumas fases combinadas:

fases metal e fogofases terra e fogofases metal e árvorefases metal e águafases metal e águafases metal água e árvore

Em nosso site, possuímos alguns tutoriais que ensinam:
como encontrar o centro do imóvel e
medir a sua orientação com uma bússola.
Para acessá-los, você deve se cadastrar gratuitamente em nosso portal.

Ficou com alguma dúvida? Coloque sua pergunta em nosso Fórum.
 
 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.