|

Decoração de Natal com Feng Shui em 2012

O Feng Shui pode ajudar você a montar sua decoração de Natal, em sintonia com as energias do ambiente, garantindo momentos de alegria e paz em família, neste final de ano. O método tradicional chinês, diferente do popular Feng Shui do Chapéu Negro, utiliza as oito direções reais dos pontos cardeais (Norte, Nordeste, Leste, Sudeste, Sul, Sudoeste, Oeste e Noroeste) e identifica, em cada direção da casa, diversos potenciais energéticos, chamados de "estrelas". Cada imóvel possui seu próprio padrão de estrelas, que é definido pela direção da frente da casa, combinada à sua data de construção. Mas também existe o que chamamos de "estrelas genéricas", que mudam a cada ano e mês, e podem ser aplicadas em todos os imóveis.

E isso pode ser feito de maneira muito simples. Cada estrela está vinculada a um dos cinco elementos chineses: Árvore, Fogo, Terra, Metal e Água. Esses elementos, por sua vez, possuem associações com cores, formas e materiais. Para obter harmonia, o segredo é usar objetos cujos elementos sejam adequados às estrelas de cada direção.

Os cinco elementos chineses
 

Árvore

Cores: verde, azul claro
Formas: linhas verticais, retângulos, cilindros
Materiais: plantas

Fogo

Cores: vermelho, rosa forte, laranja, púrpura
Formas: triângulos, pirâmides, estrelas
Materiais: lâmpadas e velas acesas

Terra

Cores: amarelo, marrom, bege
Formas: quadrado, linhas horizontais
Materiais: pedras, vasos de argila e cimento

Metal

Cores: dourado, prateado, branco, cinza
Formas: círculos e arcos
Materiais: som de metal, cabaças

Água

Cores: preto, azul cobalto, azul marinho
Formas: formas sinuosas e irregulares
Materiais: líquidos

No Feng Shui tradicional chinês, analisamos os potenciais de nove diferentes estrelas, numeradas de 1 a 9. A imagem abaixo mostra as estrelas anuais e mensais que estarão presentes em cada uma das oito direções no mês de dezembro de 2012. Os números em vermelho indicam as estrelas visitantes do ano de 2012. Já os números em verde indicam as estrelas visitantes do mês de dezembro de 2012. Outros meses e anos terão diferentes distribuições de estrelas.

Vejamos agora quais elementos devem estar presentes e quais devemos evitar na decoração, em cada uma das direções da casa neste Natal. Fique no centro do seu imóvel e use uma bússola – ou o seu celular, se for um smartphone – para identificar o Norte e as outras sete direções.

Norte

Nesta direção, devemos evitar os elementos Fogo e Árvore, pois há risco de incêndios ou curtos-circuitos. Nada de usar lampadinhas e velas, portanto. E cuidado com as comidas. Tudo deve estar muito fresco, para evitar problemas digestivos. Monte sua decoração com os elementos Metal e Água, e evite a Terra. Assim, somente a alegria e a sabedoria se manifestarão no seu Natal.

Nordeste

Neste Natal, você deve usar bastante o elemento Terra na direção Nordeste de sua casa. É um local com potencial para alegria e acontecimentos felizes. A Terra ajudará a manter o equilíbrio e a tranquilidade. Fique atento para não beber além da conta e falar o que não deve. Evite o excesso de Árvore e Fogo (um pouquinho pode). Água e Metal em pequenas quantidades também são permitidos.

Leste

Nesta direção, use uma combinação dos elementos Fogo e Metal. Músicas natalinas com som de sinos são excelentes! Assim, você previne pequenos acidentes e problemas digestivos, e ainda estimula o entusiasmo e a generosidade neste local. Evite a Árvore, a Água e a Terra.

Sudeste

Durante o mês de dezembro, este local deve ser decorado com predomínio do elemento Metal, e alguns toques de Fogo. Evite a Árvore, a Terra e a Água, e mantenha o local tranquilo, sem muito barulho ou movimento. Aqui o som metálico é muito bem vindo, como a música instrumental suave.

Sul

Esta direção pode ser decorada com Terra, Metal e Fogo, o que atrairá muita alegria, sabedoria e prosperidade. É um dos locais mais favoráveis neste fim de ano. Não use muita Árvore e Água, somente pequenas quantidades.

Sudoeste

Na direção Sudoeste, você pode usar este ano o elemento Fogo e um pouco de Metal, garantindo a tranquilidade e a generosidade entre os convidados. Evite a Árvore e a Água, que podem ativar desentendimentos. A Terra não ajudará muito, e também deve ser evitada.

Oeste

Aqui o potencial é naturalmente harmônico durante este mês de dezembro. Use bastante Terra, que pode ser complementada com um pouco de Metal e Água. Evite a Árvore e o Fogo, que podem desencadear conflitos.

Noroeste

Esta direção pode ser decorada com Metal e um pouco de Água, que estimulam a boa conversa. Evite o Fogo e a Árvore, para não correr o risco de problemas digestivos. A Terra pode ser usada em pequena quantidade.

O formato cônico das árvores de Natal tradicionais está associado ao elemento Fogo. Até algum tempo atrás, só conseguíamos encontrar árvores verdes, cor associada ao elemento Árvore. Agora temos mais variedade, e tornou-se comum encontrar árvores de Natal nas mais diversas cores, como branco, azul, rosa ou dourado. Ficou, então, mais fácil aplicar o Feng Shui em nossas casas nas festas de fim de ano.

Se a sua árvore é tradicional, na cor verde, e você não pode trocá-la este ano, use muitos enfeites, para que predomine no visual o elemento recomendado para a direção onde ela se encontra. Você também pode aplicar os elementos recomendados em guirlandas, enfeites, toalhas e castiçais.

Desejo a todos um fim de ano de muita alegria e paz!

Este artigo foi publicado originalmente no portal Personare, do qual Aline Mendes é colunista.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.