Obra ao Vivo – Parte 6

"Olá, queridos leitores! Estamos de volta com a série Obra ao Vivo. Muitos que estavam nos acompanhando estranharam a interrupção, e escreveram pedindo pra continuar, e principalmente pra ver as fotos da obra pronta. Então, antes de continuar, acho que preciso dar uma explicação sobre essa pausa…

A obra não parou, não deu nada errado, está pronta, prontinha, e, apesar de alguns imprevistos, o resultado ficou lindo…

Mas a minha querida, amada, amiga e irmã de coração, "dona" deste projeto e deste sonho, não pode ver seu sonho materializado, pelo menos não com seus olhos físicos.

Desde criança ela tinha esse sonho, de ter uma casa planejada em cada detalhe, feita com carinho e estilo, bem ao seu estilo. Quando a vida lhe apresentou a chance de realizar esse sonho, ela estava no meio de um tratamento de câncer. Achávamos que ela se recuperaria, e depois passamos a achar que ela ao menos viveria tempo suficiente pra realizar seu sonho, e corremos contra o tempo, mas ela foi se juntar aos anjinhos antes do que esperávamos. Por que todo mundo sabe que os melhores vão mais cedo…

Mas ela me deixou esse presente: um projeto dos sonhos, feito para uma cliente maravilhosa, que compartilho com meus queridos leitores. Espero que, mesmo olhando com outros olhos, ela esteja aproveitando esse presente que fiz pra ela com muito carinho e amor.

Quando ela se foi, tive que engolir a tristeza, respirar fundo e encontrar forças pra terminar a obra. Mas não dava pra ficar olhando pras fotos e fazendo comentários sobre elas aqui no blog. Hoje resolvi retomar essa tarefa, e achei que seria mais fácil… Mas não. Está sendo bem difícil ainda. Portanto, me perdoem se os intervalos entre postagens dessa série se tornarem um pouco longos. Vou escrevendo conforme for possível.

Espero que aproveitem!"
 

Nesta série de nosso blog, você poderá acompanhar, semana a semana, a execução da obra de reforma de um apartamento no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Veja o início da série clicando aqui.

obra ao vivo - parte 6

O rabaixo em gesso no escritório foi o último a ser feito, mas já está quase pronto. A massa que arremata a parede no local onde se embutiram as instalações ainda está fresca.

obra ao vivo - parte 6
Essa foto é no mesmo lugar, em outro dia da mesma semana. A parte da parede que fica aparente já foi emassada, e agora podemos completar o gesso.

obra ao vivo - parte 6
No teto da sala, já estamos na segunda demão de massa. A primeira demão corrige imperfeições mais aparentes, e a segunda dá o arremate final, ficando então o gesso pronto pra receber a pintura.

obra ao vivo - parte 6
Tivemos um problema com a marmoraria, que não entregou as pedras para os dois nichos do box, somente pra um. Tivemos que refazer o pedido, e agora aguardamos a nova entrega. É um detalhe, mas acaba bagunçando o cronograma do ladrilheiro.

obra ao vivo - parte 6
Este é o piso do banheiro, que já começou a ser colocado. O proprietário não gostou muito, achou com cara de velho, e pensou até em trocar. Isso às vezes acontece. Do ponto de vista da arquiteta, ficou exatamente como o esperado. Trata-se de um porcelanato que imita cimento, e a idéia era exatamente dar uma "aquecida" no ambiente, que poderia parecer frio demais somente com revestimentos lisos e brilhantes.

obra ao vivo - parte 6
Semana passada vimos as instalações hidráulicas do chuveiro sendo feitas. Essa semana, podemos ver o revestimento já colocado. Ainda falta rejuntar.

obra ao vivo - parte 6
Essa foi a semana de colcação das bancadas. Aqui vemos a do banheiro, e mais abaixo veremos as da cozinha e da área. É uma bancada em mármore branco, com duas cubas embutidas redondas (e não ovais, só pra dar um charme). Gostei das manchas da pedra; prefiro assim do que super lisa, impecável, que pra mim parece artificial.

obra ao vivo - parte 6
No lavabo, os revestimentos e nichos já estão assentados. Esse canto que falta, que é curvo, vai ser revestido com pastilhas, iguais às do fundo do nicho.

obra ao vivo - parte 6
O lavabo tem o piso em porcelanato com aparência de cimento, como o banheiro principal. E parece cimento mesmo, na foto é até difícil perceber a diferença entre o piso e a parede curva ainda inacabada.

obra ao vivo - parte 6
Na sala, começou a colocação do rodapé. Ele foi feito em madeira angelim, e ficará aparente, envernizado. Repare que o piso foi protegido com um plástico preto, pra evitar arranhões.

obra ao vivo - parte 6
A bancada da cozinha, em inox, também já está no lugar. Ela foi sustentada com cantoneiras, que ficarão ocultas pelo armário. A parede acima da bancada não foi revestida por que irá receber um painel em laminado (vulgo Fórmica), que consideramos mais higiênica e fácil de limpar, por não ter rejuntes como a cerâmica.

obra ao vivo - parte 6
O mosaico em ladrilho hidráulico no piso foi assentado e rejuntado. Cada peça recebeu proteção com resina antes de ser colocada no lugar. Não dá pra perceber o efeito final por que temos ainda muita poeira na obra. Só melhora quando não tiver mais trabalho com cimento nem pintura sendo feitos.

obra ao vivo - parte 6
A bancada da área de serviço, em granito cinza com o tanque embutido. Essa bancada leva uma ilharga pra aguentar o peso. Ilharga é o nome técnico dessa divisória lateral, que apóia a bancada.

obra ao vivo - parte 6
A bancada do serviço é em formato de "L", dividida em duas partes. Uma parte molhada, com ressalto pra não escorrer água, e outra parte seca, sem ressalto. Nessa foto, falta instalar a parte seca da bancada, que vai encostar na lateral da outra.

obra ao vivo - parte 6
Aqui mostramos caixas com as luminárias e lâmpadas, que foram entregues pela loja. Fomos pessoalmente escolher na semana passada, em Benfica, na famosa "rua dos lustres", mas o volume não dava pra trazer no carro.

Na próxima semana, bancadas e revestimentos prontos, esquadrias novas no lugar, e tem início a instalação da marcenaria.
 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.