Obra ao Vivo – Primeira Semana

Este apartamento passará por uma reforma tão profunda, que renascerá sob o ponto de vista do feng shui, isto é, receberá um novo mapa de distribuição de energias, tendo como base a data da reforma, e não mais a data de construção do prédio. Esse renascimento não é coisa comum de acontecer. A simples troca de piso ou de encanamentos não é suficiente para renovar o mapa de energias de um imóvel. Para que o renascimento realmente ocorra, é preciso que o apartamento fique inabitável, que sejam expostos seus "ossos" e "tendões". Traduzindo: é preciso trocar revestimentos, instalações, derrubar paredes e construir outras novas, mudar a função de alguns cômodos…

A partir de agora, você poderá acompanhar, semana a semana, a execução da obra. Veja o início da série clicando aqui.

A obra começou numa segunda-feira. Entregamos as chaves do apartamento ao chefe da equipe, e voltamos no dia seguinte para ver como estava o andamento. 

obra ao vivo - primeira semana
Alexandre, o responsável pelas alvenarias, gessos e revestimentos, aparece aqui demolindo a parede do armário, no quarto do casal.

obra ao vivo - primeira semana
No segundo dia de obra, os armários dos quartos e da cozinha já foram removidos, e as alvenarias necessárias demolidas. No canto esquerdo da foto, veja os sacos onde já está sendo recolhido o entulho, que será encaminhado à caçamba.

obra ao vivo - primeira semana
Na sala, está sendo separada a parte dos armários que não havia sido afetada por cupins, formada basicamente pelas peças em madeira maciça, pois todo o compensado estava comprometido. Essas peças serão levadas pelo marceneiro, que poderá reaproveitá-las em outros móveis, evitando que sejam desperdiçadas, indo para o lixo.

obra ao vivo - primeira semana
No quinto dia de obra, a parte boa da marcenaria já foi recolhida, restando apenas a parte inaproveitável. Na sala, começa-se a agrupar novos sacos de entulho, que serão removidos em mais uma caçamba.

obra ao vivo - primeira semana
O projeto foi fixado na parede, assim fica protegido de qualquer acidente, e visível a todos os envolvidos na obra. Esta é a planta baixa da fase inicial, de alvenarias a demolir e a construir. Há outras plantas, usadas em futuras etapas, com instalações elétricas, hidráulicas e detalhes de marcenaria, por exemplo.

obra ao vivo - primeira semana
Aqui você vê Aline Mendes, arquiteta, e Marcos, chefe da equipe, conversando sobre detalhes do teto e das instalações. O melhor local para colocação do quadro geral de luz foi definido na obra, após quebrar as paredes e descobrir o ponto de acesso dos fios.

obra ao vivo - primeira semana
Aqui dá pra ver a parede do banheiro de serviço que foi removida para que ele possa ser ampliado e transformado em banheiro social. Repare na quantidade de entulho gerado em uma simples reforma!!! Esse material precisa ser reciclado!

obra ao vivo - primeira semana
Essa foto mostra o vão de interligação da sala com o corredor íntimo, que foi ampliado e deslocado, ficando mais próximo à cozinha. Agora, não será mais necessário passar pelo meio da sala para se chegar aos quartos.

obra ao vivo - primeira semana
Liberando espaço no apartamento com a retirada do entulho, pode-se então começar a remoção dos tacos, que serão substituídos por porcelanato.

obra ao vivo - primeira semana
A pia do banheiro saiu inteira. O mármore é muito bonito. Pena que já esteja envelhecido, com alguns pontos desgastados, além de ser muito poroso.

obra ao vivo - primeira semana
A parede em alvenaria com 40cm de altura, que transformava o box em uma micro-banheira, já foi removida. Ela será substituída por uma pequena divisória em mármore branco com 10cm de altura, facilitando o acesso ao box.

obra ao vivo - primeira semana
Aqui, a vista a partir da porta de entrada. À esquerda estão os canos que ficaram expostos após a demolição da parede do banheiro, e serão substituídos, adequando-se ao novo projeto. Algumas das paredes removidas na cozinha serão substituídas por armários e estantes em gesso acartonado, melhorando o aproveitamento dos espaços.

obra ao vivo - primeira semana
Veja quantas camadas de tinta a parede do quarto já havia recebido! Quando isso acontece, a superfície começa a ficar embolotada, e já não é possível uma parede lisinha. Neste apartamento, estamos removendo todas as camadas de tinta, e as paredes serão emassadas antes de repintadas. Assim, temos o benefício adicional de neutralizar qualquer influência energética deixada por antigos moradores.


Ainda essa semana, publicaremos o próximo artigo. Volte para conferir!

Artigos Relacionados

Seminário de Feng Shui Xuan Kong Dinâmico Rio de Janeiro e Online ... nova data a definir... Ao participar deste seminário, um novo nível de compreensão se abrirá, e você terá mais segurança...
Curso Online de Feng Shui Tradicional Chinês O Curso Online de Feng Shui do FSRC Brasil é a tradução oficial para o Português do Feng Shui Correspondence Course, do Mestre Joseph Yu.   É...
Dicas de Feng Shui para 2011 Dicas de Feng Shui para 2011 Ano da Lebre de Metal Yin Todos os anos, publicamos um aguardado artigo com as recomendações do feng shui para cada d...
Aline Mendes

About Aline Mendes

Arquiteta e mãe de três. Mestre em Feng Shui pelo Feng Shui Research Center - Mestre Joseph Yu. Geobióloga e radiestesista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar o Informativo