Obra ao Vivo – Parte 5

Nesta série de nosso blog, você poderá acompanhar, semana a semana, a execução da obra de reforma de um apartamento no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Veja o início da série clicando aqui.

Nessa semana, temos algumas fotos bem interessantes.

obra ao vivo - quinta semana

Na cozinha, as instalações de água quente e fria, e esgoto, já foram feitas. As instalações elétricas estavam prontas desde a semana anterior. Veja também a preparação para executar o soco, onde será apoiado o armário da bancada.

obra ao vivo - quinta semana
Na hora de reposicionar o registro de água do banheiro, algumas surpresas.A parede, que divide dois apartamentos, é tripla, e a segunda camada está com acabamento e pintada. Será que ela algum dia já foi aparente?
Aproveitamos o corte para passar com a instalação elétrica do novo ponto de luz que ficará atrás do espelho.

obra ao vivo - quinta semana
Também no banheiro, a nova instalação hidráulica do chuveiro, que aumentou de altura para adequar-se à estatura do morador.

obra ao vivo - quinta semana
Mais adiante, na mesma semana, a alvenaria foi fechada novamente, e logo a parede estará pronta para ser revestida.

obra ao vivo - quinta semana
O escritório ainda não recebeu o gesso. Isso por que pelo teto deste cômodo passa a nova tubulação de água quente, que vai do aquecedor na área de serviço até o banheiro do casal. Também por aqui passam os conduítes das novas instalaçoes elétricas.

obra ao vivo - quinta semana
Em alguns locais, não foi possível passar os conduítes pelo rebaixo, pois as vigas são muito baixas. Nestes casos, a solução é cortar o contrapiso e embutir a fiação sob o piso.

obra ao vivo - quinta semana
No corredor, como em outros ambientes da casa, o contrapiso já está pronto para receber o porcelanado.

obra ao vivo - quinta semana
Este é o piso, que já foi separado para aplicação. É um porcelanato com acabamento acetinado, na medida de 60x60cm.

obra ao vivo - quinta semana
Antes de começar a assentar o piso, estica-se um fio de nylon, bem esticado, marcando o alinhamento correto. Este fio é pregado no contrapiso. Esta foto, bem poética, foi feita pela Ursula, minha arquiteta assistente.

obra ao vivo - quinta semana
Aqui vemos o Alexandre (único que não foge das fotos) esticando o fio de nylon no limite entre a sala e a cozinha.

obra ao vivo - quinta semana
Esta foto é um pouco confusa, mas não queria deixar de mostrar a outra extremidade do fio, que vem desde a janela da sala (foto com o martelo) até a parede da área de serviço, atravessando todo o apartamento.

obra ao vivo - quinta semana
Olha que bonito ficou o corredor com o porcelanato assentado! E a obra começa a parecer mais limpa. Obra é assim mesmo, uma poeirada que só acaba quando está tudo pronto.

obra ao vivo - quinta semana
Esse é o chão do quarto, que também já foi assentado. Os ambientes ficam mais claros, e parecem até maiores após a colocação do piso.
Isso me lembra de um fato comum em obras: quando está tudo no osso, isto é, paredes e piso com o cimento aparente, a sensação é de que os cômodos são menores do que o real, e muitos proprietários ficam preocupados, achando que o imóvel é pequeno e os móveis não vão caber. Nessa hora, é preciso ficar tranquilo e confiar no arquiteto.

obra ao vivo - quinta semana
Essa é pra mostrar que também as paredes estão recebendo acabamento. Toda a fiação já foi passada, e as paredes receberam pelo menos duas demãos de massa corrida.

obra ao vivo - quinta semana
Esse é o escritório, com o porcelanato também já aplicado.

obra ao vivo - quinta semana
Depois de pronto, o piso é coberto com esse plástico preto para não sujar nem arranhar em contato com os outros materiais da obra.

obra ao vivo - quinta semana
Agora começa a parte que muita gente deve estar ansiando por ver. Eu também estava doida pra chegar logo esse momento, de montar o mosaico de ladrilho hidráulico.
Nunca senti tanto calor numa obra. Terminei essa tarefa pingando de suor. O que, somado ao pó da obra, significa que eu estava totalmente enlameada! Eca! Mas faz parte do meu trabalho, e faço com prazer.

obra ao vivo - quinta semana
Aqui ainda estávamos no processo de montagem, trocando algumas peças, buscando o efeito mais harmônico.

obra ao vivo - quinta semana
Essa é a versão final, e depois o ladrilheiro vai remover fiada por fiada para assentar na posição exata que escolhemos.

obra ao vivo - quinta semana
Um problema inesperado surgiu essa semana. Havíamos tirado o nível do teto nas duas extremidades, e a diferença era mínima, insignificante. Só que rebaixo em gesso para no meio da sala, e nesse ponto, a laje faz uma "barriga"de uns 6cm! Como é que uma construtora faz uma laje tão torta?
Como a sanca ainda não havia sido feita, tivemos que atenuar a diferença de altura "entortando" um pouco a sanca, para acompanhar o teto.

 

Na próxima semana, veja a colocação das bancadas de inox e mármore do banheiro e da cozinha.
 

Artigos Relacionados

Seminário de Feng Shui Comercial Rio de Janeiro - 22 e 23 de julho de 2017 Existem diferenças fundamentais entre o Feng Shui comercial e residencial. Aprenda as técnicas que tornarão...
Prática Supervisionada de Feng Shui – Inform... Informações aos Clientes O que é o programa Prática Supervisionada de Feng Shui? Selecionamos, entre nossos alunos de nível avançado, aqueles aptos ...
Congresso Internacional de Geobiologia 2012 –... III Congresso Internacional de Geobiologia Casa Saudável e Sustentável SÃO PAULO : 15 a 18 de NOVEMBRO de 2012 T...
Aline Mendes

About Aline Mendes

Arquiteta e mãe de três. Mestre em Feng Shui pelo Feng Shui Research Center - Mestre Joseph Yu. Geobióloga e radiestesista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar o Informativo