móveis retráteis

/ Fóruns / Geral / móveis retráteis

/ Fóruns / Geral / móveis retráteis

  • Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 6 anos por Aline Mendes.
  • Autor
    Posts
      • Equipe – Aline Mendes · Casa Quantica
        10/abril/2017 até 23:19 #7073

        Olá,

        Alguém tem alguma ideia sobre o efeito das móveis dobráveis/retráteis (bancadas, camas, mesas etc) no qi do ambiente? Vi projetos para espaços pequenos aonde se utiliza muito a opção dos móveis retráteis, mas queria entender melhor o que fazer para minimizar possíveis efeitos nocivos caso seja realmente necessário usar ou se realmente não é recomendado usar.

        Andei lendo que móveis dobráveis, especialmente camas retráteis, poderiam criar uma sensação de falta de firmeza, devido ao fato de que seu uso é temporário, mas para casos em que o uso do espaço criado a partir de uma cama retrátil seria para atividades mais yin como leitura e yoga, e não para fazer um espaço de escritório, com atividades mais yang, ainda assim, seria um problema possuir a cama retrátil em um quarto de dormir?

        Existem futons dobráveis que ficam sob uma estrutura de madeira que é dobrada para se criar um sofá e camas com ripas de madeira e aço com pintura eletrostática cuja alavanca puxa para cima a cama e o colchão (que não é dobrável, somente levanta junto com a cama). Dentre essas duas opções, haveria algo menos pior? O metal pode ser usado como estrutura da cama de maneira geral ou dependeria das estrelas do palácio aonde o quarto se encontra?

        Obrigada!

        • Aline Mendes
          10/abril/2017 até 23:19 #7075

          Olá, Ju

          Camas móveis, retráteis, tornam-se menos Yin (e mais Yang) do que camas fixas. Por isso, não são tão benéficas para o repouso quanto estas últimas.

          O uso do quarto sendo Yin durante o dia com certeza ajuda, pois o qi do ambiente permanece tranquilo. Leitura e meditação passiva são Yin, Yoga e meditação ativa são Yang.

          Colchões de futon 100% algodão são a melhor opção para dormir, infinitamente melhores do que colchões de mola ou espuma.

          Estruturas de metal servem como antenas, captando a eletricidade do ambiente, que acaba sendo descarregada na pessoa que dorme. Camas com estrutura de madeira, material isolante, são as mais adequadas.

          • Equipe – Aline Mendes · Casa Quantica
            10/abril/2017 até 23:19 #7081

            Obrigada pela resposta.

            Pois é, estou pesquisando futons, mas como seria para um ambiente com mais umidade, estou preocupada que seja mais difícil manter o colchão sem mofo do que um colchão de mola ou espuma ou látex.

            Há de se ter um mínimo de circulação embaixo do futon ou colchão, escolhendo um tablado que tenha ripas e mais circulação no lugar de tatamis ou tablados que são madeira colados ao chão, sem ripas, ou camas sem ripas?

            Pergunto porque havia lido que segundo algumas pessoas que estudam feng shui, seria bom deixar um espaço entre a cama e o chão para circular qi (e também nos dois lados da cama), mas depois lembrei do hábito oriental de se dormir com colchões mais firmes e mais finos e sob superfícies mais duras, e no caso do Japão, futon dobrável sob um tatami (dobram o shikifuton quando acordam e liberam o espaço do quarto), direto no chão. Qual seria o hábito mais adequado para o feng shui?

            Sobre o metal, já que age como antena, o ideal seria evitar metal na cama (mesmo se o metal do estrado da cama seja como o da foto em anexo, repleto de ripas de madeira), na cabeceira e criados-mudos, mas no resto do quarto poderia ter, no caso de se precisar enfatizar o elemento metal no palácio em que o quarto se encontra?

            Obrigada

              • Aline Mendes
                10/abril/2017 até 23:19 #7112

                A estrutura de metal continuará funcionando como antena, ainda que as ripas sejam de madeira.

                No Japão os futons ficam no chão, mas as casas são de madeira, e o piso é afastado do solo. Isso já cria uma circulação do qi por debaixo.

                no caso de se precisar enfatizar o elemento metal no palácio em que o quarto se encontra

                Não será o estrado da cama que trará o Metal necessário ao ambiente. Formas circulares e objetos dourados e prateados serão muito mais eficientes na geração do qi de Metal no cômodo, para interagir sutilmente com as estrelas. O som de Metal também pode ser usado, pois a reverberação cria ressonância com a vibração das estrelas.

                A palavra chave na escolha dos “remédios” é “interação“. Formas, cores e sons interagem mais facilmente com o qi intangível das estrelas do que o material de que é composto o objeto.

          • Você precisa fazer login para comentar.