Cabaça no Feng Shui

O Uso da Cabaça no Feng Shui

Joseph Yu

Pé de CabaçaUm popular termo de Feng Shui usado pelos mestres de Feng Shui é “cabaça”. Muitas pessoas não compreendem porque este objeto é usado e clamam: “Superstição!”. Isso ocorre porque elas não tem conhecimento algum do Yi Jing.

O antigo sábio Fu Xi observou as imagens no Céu e as leis na Terra, examinou os sinais em pássaros e quadrúpedes, estudou a adequação do solo. Ele relacionou as partes de seu corpo mais acessíveis e vários objetos mais distantes, e os classificou em oito categorias conhecidas como trigramas. Isso serve para mostrar a maravilha da criação e comparar as características de várias coisas.

Trigrama Dui

Trigrama Dui

Há oito trigramas e cada um representa coisas reais e abstratas. Um dos oito trigramas é Dui. Uma das muitas representações de Dui é colher o fruto pendente de uma trepadeira. Dui também é metal suave. A parte do corpo representada por Dui é a boca. Além disso, Dui do Céu Primordial é Xun no Céu Posterior. Um objeto assim, que representa o trigrama Dui, é uma cabaça seca e com uma boca aberta. O fruto seco possui uma cor amarelo-dourada que representa metal.

Qual é, então, o uso do trigrama Dui? Sabemos que a energia de doença é representada pela estrela número 2, ou o trigrama Kun.

Trigrama Kun

Trigrama Kun

Mudando a primeira e a segunda linhas de um trigrama obtemos a estrela Ju Men, ou Tian Yi (Médico Celestial). Quando mudamos a primeira e a segunda linhas do trigrama Kun, obtemos exatamente o trigrama Dui. Por este motivo a cabaça é usada para curar doenças.

Não é uma coincidência que antigamente os médicos na China usassem a cabaça como recipiente para medicamentos.

Os antigos sábios classificavam os objetos de acordo com os oito trigramas. Os mestres de Feng Shui no passado analisavam o qi usando as transformações dos trigramas. As curas são igualmente baseadas nas relações entre os trigramas, e não apenas nos cinco elementos! Você pode ver, portanto, que a cabaça seca verdadeira é mais eficiente do que uma réplica em cobre. Isso não é uma superstição, como muitos pensam.

Curiosidades sobre a Cabaça

por Aline Mendes

O pé de cabaça pode se desenvolver na forma de trepadeira ou junto ao solo. Para que os frutos cresçam saudáveis, o clima deve ser seco. Em climas muito úmidos ou chuvosos, o fruto apodrece ou cai ainda pequeno. No Brasil, pode-se encontrar cabaças nas regiões Sul e Nordeste. No Sul, também conhecidas como Porongo, são utilizadas para fabricação de cuias de chimarrão. No Nordeste, são usadas ainda verdes para a cura de doenças respiratórias, através da inalação do fruto aberto. São usadas também para confeccionar berimbaus, moringas e em cerimônias de religiões afro-brasileiras.

Cabaça DouradaExistem diferentes formatos de cabaças: redondas, ovais, alongadas e em formato de “8”. Para as aplicações do Feng Shui, somente esta última atende aos requisitos necessários de simbolizar o trigrama Dui, sendo eficaz para a cura. Sempre deve haver um furo na parte superior (a boca de Dui). O tamanho deste furo deve ser proporcional ao tamanho da cabaça. Por exemplo, se a cabaça tiver cerca de 20cm, o furo deve ter no mínimo 3cm de diâmetro.

A cor natural da cabaça seca assemelha-se ao dourado ou cobre. Quando usada como cura de Feng Shui, pode ser deixada ao natural, com uma proteção de verniz, ou pintada com a cor dourada. Às vezes, são encontradas com acabamento na cor prateada, que pode ser usada, mas não é tão adequada. Também é bastante comum que sejam vendidas com uma fita vermelha amarrada em seu “pescoço”. A cor vermelha, associada ao trigrama Li, pode prejudicar as propriedades curativas da cabaça, e só pode ser utilizada junto à cabaça em casos especiais.

Arcanjo Rafael
Arcanjo Rafael e pastor com cabaça

A cabaceira é uma planta presente de forma nativa em todos os continentes. Tanto na China quanto na Europa, Índia, África e Brasil, é um fruto associado à cura. As imagens acima mostram diferentes representações de São Rafael, o arcanjo curador. Em ambas está presente a cabaça: em uma, no cajado do próprio santo e na outra, na cintura do pastor. Isso demonstra claramente uma forma ocidental de associação da cabaça com cura de doenças.

Você agora pode adquirir sua cabaça em nossa Loja Virtual

R$ 97,00 Comprar

Ainda tem dúvidas sobre a cabaça? Veja o tópico sobre esse assunto em nosso Fórum.

Quando não for possível adquirir uma cabaça natural, pode-se usar objetos com características semelhantes: formato de oito, com furo na parte superior, cor dourada. Veja algumas sugestões em nosso mural do Pinterest.

Artigos Relacionados

Novo Serviço – Reprogramação Energética Durante todo o primeiro semestre de 2014, tenho recebido emails perguntando quando darei o próximo curso presencial de Feng Shui. Até hoje não pude da...
Terremotos e Geobiologia Como a geobiologia pode ser útil em caso de terremotos? Ontem (17/01/2010), no programa Fantástico, da TV Globo, um físico da NASA mostrou uma pesqui...
Arquitetura e Interiores Após vinte anos atuando como arquiteta, a partir de 2014 Aline Mendes passou a se dedicar exclusivamente às consultorias e cursos da Casa Quantica...
Aline Mendes

About Aline Mendes

Arquiteta e mãe de três. Mestre em Feng Shui pelo Feng Shui Research Center - Mestre Joseph Yu. Geobióloga e radiestesista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar o Informativo