Feng Shui Tradicional Chinês x Chapéu Preto

Nas últimas décadas nós, ocidentais, fomos apresentados ao Feng Shui e a muitos outros conhecimentos de origem chinesa. Conceitos filosóficos ou de saúde já puderam ser, aos poucos, melhor assimilados por nossa mente lógica. O Feng Shui, no entanto, tem sido protagonista de diversas controvérsias, por nossa dificuldade em transportar 3.000 anos de pensamento oriental para o nosso ambiente físico.

As questões mais frequentes relacionam-se ao popular Feng Shui do Chapéu Preto, chamado por Mestres Chineses de Pseudo-Feng Shui ou “Fast Food Feng Shui”.

Apresentamos neste site alguns artigos de interesse sobre esse assunto. O que se segue trata das diferenças entre o Feng Shui Tradicional Chinês e o Feng Shui da Seita do Chapéu Preto do Budismo Têntrico Tibetano.

Feng Shui Tradicional Chapéu Preto
Tradição de mais de 3.000 anos na China. Baseado em conhecimentos metafísicos milenares: I Ching, Taoísmo, astronomia e astrologia, calendários, magnetismo. Criada pelo monge Thomas Lin Yun, nos anos 60. Lin Yun é o fundador da Seita do Chapéu Preto do Budismo Tântrico Tibetano, uma vertente do budismo não submetida ao Dalai Lama.
Ba Guá utilizado como ferramenta de interpretação, formado por trigramas e suas ricas associações a: números, direções, elementos, acidentes geográficos, membros da família, cores, partes do corpo, sabores, entre tantos outros. Ba Guá simplificado, em que a cada direção corresponde uma área da vida: carreira, família, fama, etc.
Posicionamento do Ba Guá seguindo a orientação dos Pontos Cardeais, usado como diagnóstico da energia básica, com a qual se relacionam as energias mais específicas de cada construção. Posicionamento do Ba Guá sempre seguindo o alinhamento da porta de entrada, independentemente da direção dos Pontos Cardeais.
Considera o fator tempo, através dos diferentes ciclos energéticos, na análise. Cada imóvel possui um padrão energético específico. Desconsidera qualquer variação de padrões energéticos ao longo do tempo. O padrão de distribuição das energias é fixo.
Classifica os objetos, do próprio local ou novos objetos, segundo seus padrões energéticos – teoria dos 5 Elementos – e os utiliza para equilibrar o fluxo do Chi. Utiliza objetos de cura pré-determinados, como bolas de cristal, sinos de vento, espelhos, baguás, flautas, vasos chineses, envelopes vermelhos.
Baseado em conceitos filosóficos e metafísicos, sem caráter religioso. Utiliza cerimônias de limpeza e cura provenientes do Budismo Tântrico Tibetano.
Analisa as energias do Universo, visando o posicionamento adequado no tempo-espaço. Visão holística de integração do Homem com a Natureza e o Universo. Utiliza a força do pensamento para moldar a energia. Homem como centro de influência máxima em relação às energias do Universo.

Para saber mais sobre Lin Yun, criador do Feng Shui do Chapéu Preto, veja o seguite artigo (em inglês): http://www.sfweekly.com/1998-08-26/news/in-the-money-corner/1

Artigos Relacionados

Dicas de Feng Shui para 2011 Dicas de Feng Shui para 2011 Ano da Lebre de Metal Yin Todos os anos, publicamos um aguardado artigo com as recomendações do feng shui para cada d...
Lançamento do livro Feng Shui – Terapia de A... lançamento do livro Feng Shui - Terapia de Ambientes de ALINE MENDES RIO DE JANEIRO - 19 de ABRIL de 2012 - 17 às 19h Espaço Gastronômico ...
Quatro Pilares – Dez Espíritos (5) – R... Astrologia Chinesa dos Quatro Pilares Os Dez Espíritos Os Dez Espíritos 十神 são os itens mais importantes no estudo da Astrologia dos Quatro Pilares ...
Aline Mendes

About Aline Mendes

Arquiteta e mãe de três. Mestre em Feng Shui pelo Feng Shui Research Center - Mestre Joseph Yu. Geobióloga e radiestesista.

4 Comments

  1. Nathalia Escorcio

    Boa tarde, Gostaria de uma indicação para Curso em SP.

    • Olá, Nathalia

      Todos os nossos cursos presenciais estão sendo gravados e disponibilizados para participação posterior de forma online.
      O formato que usamos é de gravar a aula presencial, com alunos. O resultado é bem mais dinâmico que o modelo tradicional dos cursos online, em que um slide é projetado na tela, e se ouve a voz do professor, ou no máximo uma imagem sua de rosto, quase estática.
      Nos nossos cursos gravados, você vê o ambiente da sala real, com o slide projetado, e a professora de corpo inteiro, interagindo com o slide e com os alunos.

      Você pode ver todos os nossos cursos disponíveis aqui:
      http://www.alinemendes.com.br/cursos

      Caso faça questão de cursos presenciais e não possa vir ao Rio de Janeiro, sugerimos que veja os cursos do arquiteto Marcos Murakami em http://institutoeq.com.br/.

  2. Olá. Estou iniciando a pesquisa no assunto e achei o seu artigo tendencioso. Percebi várias sutilezas no texto que desqualificam a corrente tibetana.

    • Barbara, pratico o Feng Shui Tradicional Chinês, e o artigo reflete minha visão sobre as duas linhas. Caso você deseje estudar o Feng Shui do Chapéu Negro, a única professora que recomendo é Silvana Occhialini, de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assinar o Informativo