Decoração de Natal com Feng Shui

Descubra como a decoração de Natal pode deixar sua casa harmonizada neste fim de ano, com a ajuda do Feng Shui

Ao longo do ano, aplicamos as recomendações do Feng Shui em nossa casa e em local de trabalho, visando obter saúde, harmonia e prosperidade para nós e para as pessoas que nos cercam. Na época das festas, a maioria dos locais recebe elementos extras através dos enfeites de Natal. Mas  precisamos nos certificar de que a decoração natalina respeite a harmonia existente nos ambientes, garantindo assim alegria e paz nas festas de fim de ano. Os enfeites de Natal podem ser classificados em um dos cinco elementos chineses, conforme suas características.

Os Cinco Elementos Chineses

Árvore

Cores: verde, azul claro, azul turquesa Formas: linhas verticais, retângulos, cilindros Materiais: plantas

Fogo

Cores: vermelho, rosa, laranja, púrpura Formas: triângulos, pirâmides, estrelas Materiais: lâmpadas, velas acesa

Terra

Cores: amarelo, marrom, bege Formas: quadrado, linhas horizontais Materiais: pedras, vasos de argila e cimento

Metal

Cores: dourado, prateado, branco, cinza Formas: círculos e arcos Materiais: som de metal, cabaças

Água

Cores: preto, azul marinho, azul cobalto Formas: formas sinuosas e irregulares Materiais: líquidos O formato cônico do pinheiro de Natal, bem como as luzes decorativas, estão associados ao elemento Fogo. Já a tradicional cor verde do pinheiro está associada ao elemento Árvore, embora hoje em dia possamos encontrar com facilidade pinheiros de Natal nas mais diversas cores, como rosa, azul e prateado. De acordo com o Mestre Joseph Yu, fundador do Feng Shui Research Center, para evitar que sua decoração de Natal perturbe o equilíbrio das energias em sua casa, basta que você tenha todos os cinco Elementos no ambiente. Por exemplo, uma árvore de Natal tradicional traz a energia dos elementos Fogo e Árvore, por conta de seu formato de pirâmide e da cor verde, respectivamente. Precisamos, então, para completar o ciclo, inserir os Elementos Terra, Metal e Água. Para trazer a energia do Metal você pode acrescentar bolas prateadas e douradas em sua árvore. Já para a energia de Terra, uma opção é deixar as caixas de presentes, quadradas e retangulares, próximas à árvore. Se quiser caprichar ainda mais, faça os embrulhos em tons de amarelo, caramelo, bege e marrom – cores ligadas à Terra. Você também pode ter objetos decorativos em cerâmica e pedras neste local, que pertencem, ainda, a este Elemento. Já a Água pode estar presente na forma de uma toalha ou um tapete azul marinho ou preto sob a árvore de Natal. Quando o ciclo dos Cinco Elementos está completo, o qi – energia vital – vai fluir e trazer boa sorte para a família. Confira abaixo algumas sugestões de decoração de Natal para cada elemento:

Árvore

O próprio pinheiro de Natal, velas decorativas compridas (apagadas), em diferentes tons de verde e azul claro, e longas fitas verdes arrematando laços.

Fogo

Pinheiro de Natal vermelho ou rosa, lâmpadas coloridas piscando, velas acesas, laços vermelhos, estrelas, pirâmides, enfeites e objetos decorativos em tons de vermelho, laranja, rosa e púrpura.

Terra

Caixas de presentes quadradas e retangulares, embaladas em papéis em tons de amarelo, caramelo e bege; presépio em argila ou pedra; uma toalha amarela ou de juta sobre uma mesa quadrada; enfeites com folhas secas e sementes.

Metal

Bolas decorativas douradas e prateadas, pinheiros de Natal brancos ou de cor metálica, guirlandas prateadas ou douradas, com muitas bolas decorando.

Água

Pinheiros de Natal na cor azul escura, fitas azuis ou pretas dispostas de forma sinuosa, guirlandas com aparência de escamas ou ondas na cor azul, lâmpadas decorativas na cor azul. Alguns exemplos de enfeites compostos por dois elementos combinados:

Metal + Água

Fogo + Terra

natal-terra-fogo

Metal + Fogo

natal-metal-fogo

Mas, atenção! A ideia não é simplesmente acrescentar os cinco Elementos na decoração. Antes disso, é importante que você analise quais deles já estão presentes de maneira marcante naquele ambiente. Por exemplo, se você vai montar sua árvore de Natal junto a uma parede pintada de amarelo, cor do elemento Terra, você não precisará acrescentar ainda mais deste elemento no local. Se a árvore ficará junto a um sofá preto ou azul marinho, provavelmente não será necessário adicionar mais Água ali, já que as cores simbolizam este Elemento. Agora, se você já contratou uma consultoria profissional de Feng Shui para o seu imóvel, siga as recomendações do consultor também para a decoração de Natal, pois ele avaliou de maneira personalizada as energias da sua casa.

Boas Festas e um final e início de ano com muita harmonia e felicidade!

  Este artigo foi publicado originalmente no portal Personare, do qual Aline Mendes é colunista!  

Artigos Relacionados

Vídeo no site do canal GNT – Como escolher a... Esse é um vídeo de introdução a uma futura seção no site do Canal GNT, onde esclarecerei as dúvidas...
Cabaça Dourada no Feng Shui Para que serve a cabaça dourada no Feng Shui? Unimos nessa página dois artigos, de Joseph Yu e de Aline Mendes, explicando as propriedades e particula...
Nem Todo Feng Shui é Chinês Sempre vemos o Feng Shui ser definido como uma arte Chinesa de harmonização de ambientes, mas nem todo Feng Shui é Chinês. Por exemplo, o Feng Shui do...
Aline Mendes

About Aline Mendes

Arquiteta e mãe de três. Mestre em Feng Shui pelo Feng Shui Research Center - Mestre Joseph Yu. Geobióloga e radiestesista.

6 Comments

  1. Mais uma vez Aline parabens, simplesmente maravilhoso, profissional, completo bem explicado, so voce mesmo…

    0
  2. Aline,

    Tenho buscado um curso em Brasilia de Feng Shui mas não tive sucesso. Vc vai programar um intensivo no ano de 2016? Se sim, vc já tem um período previsto pois trabalho mas tenho férias e gostaria de me organizar pra fazer em 2016.

    0

Deixe uma resposta