|

Dividir uma Casa em 9 Retângulos ou 8 Fatias

Este parece ser um assunto controverso. As duas maneiras de analisar o feng shui de uma casa possuem bases diferentes. Compará-las é como comparas maçãs e laranjas. Leia adiante para ver de que se trata cada método e decida você mesmo qual seguir.

Antes de uma casa ser construída, o qi do Céu e o qi da Terra encontram-se na superfície da terra. Quando uma casa é construída, o Homem está construindo a casa na Terra, sob o Céu. Cria-se então o que se conhece como Coração do Céu. Um mapa de estrelas pode ser desenhado para a casa, de acordo com as direções de face e assentamento da casa. Este mapa não pode ser modificado até que seja alterado o Coração do Céu. Isto pode ser feito por algo equivalente a reconstruir a casa para dar-lhe uma nova vida. Essa é uma outra questão complicada.

O conceito de Céu, Terra e Homem significa as atividades humanas (Homem) em um determinado espaço (Terra) e tempo (Céu). Quando se trata de uma casa, é o nascimento da casa em um certo local num determinado período de tempo. As pessoas que constroem a casa são como os pais da casa. Elas podem não viver na casa, como algumas pessoas ficam sob os cuidados de pais adotivos depois do nascimento. Mudar de pais adotivos não altera o DNA de uma pessoa. Portanto, é a data de conclusão de uma casa que determina seu Coração do Céu, e não a data da mudança.

9 Retângulos

Quando o mapa de estrelas de uma casa é desenhado, o padrão de energias da casa é fixado. O padrão é dado convenientemente por uma grade de 3×3. Por exemplo, para uma casa construída no Período 7, faceando 90º, o mapa é:

Este mapa então é sobreposto à planta-baixa da casa. Deste modo, a casa é dividida em 9 partes iguais, com alguma flexibilidade quando há separações físicas.

Este método baseia-se na teoria de que a distribuição do qi é feita de acordo com o modo como as estrelas voam para a frente ou para trás ao longo do percurso do Luo Shu. Este percurso também é conhecido como “a régua medindo o Céu”.

8 Fatias

De acordo com o Qing Nang Jing (O Clássico da Mochila Verde-Azulada):

O qi vem das oito direções.

Mestres de Feng Shui dos tempos antigos usavam um luopan e observavam os diferentes tipos de qi vindos das oito direções. Evidentemente, para análises mais precisas eles também observavam o qi vindo das 24 montanhas, dos 64 hexagramas e até mesmo dos 384 yaos!

A idéia geral do feng shui é estudar os diferentes tipos de qi vindos de diferentes direções. Ele não é o estudo do tipo de qi atribuído a 9 quadrados limitados por linhas imaginárias. Ele não é o estudo do tipo de qi atribuído a8 fatias limitadas por linhas imaginárias. Consequentemente, não é “fatia versus quadrado”, e sim “qi vindo de 8 direções versus qi preenchendo 9 quadrados”.

Na verdade, o qi entra numa casa a partir de todas as direções. A face é o mais yang e consequentemente mais influente. O assentamento é o mais yin e consequentemente o mais receptivo. Uma vez entrando, ele irá preencher a casa. Imagine que haja água entrando por todos os lados em direção a uma casa. Ele irá entrar pelas portas e janelas. Ele também irá penetrar pelos poros das paredes. Quando já está no interior, ela se move livremente e preenche todos os caminhos e espaços. Você não consegue distinguir a água que entra por diferentes caminhos. Então, você pode ver como é importante localizar as portas e janelas para ver quais estrelas da água entram na casa e como o qi é direcionado para preencher a casa.

Você pode começar aprendendo as estrelas voadoras com os 9 quadrados porque é fácil de entender. Este é o nível básico. Num nível mais elevado, devemos buscar a orientação dos clássicos importantes. Deste modo, não se trata de certo ou errado, mas de diferentes níveis de entendimento.

Muitas pessoas dizem que os antigos usavam os 9 palácios quando faziam uma análise de feng shui. Isso é verdade?

Livros antigos não possuem bons diagramas. Mesmo em livros publicados há cerca de 100 anos, os diagramas eram de muito má qualidade. Comumente, a planta-baixa é acompanhada por um mapa de estrelas voadoras. O mapa é girado para indicar como a casa está faceando. As linhas não são desenhadas.

Na verdade, Jiang Da Hong enfatizou repetidamente a importância de usar as 8 direções. Aqui estão algumas citações de seus escritos, retiradas de “Ba Zhai Tian Yuan Fu”:

Se você quer saber o que é verdade nas oito casas, você precisa conhecer os números nos 9 palácios.

Falando de maneira geral, você deve examinar o formato da casa, e analisar as portas e caminhos. Se ela é quadrada ou regular, então haverão 8 palácios. Se ela é larga ou comprida, então dois trigramas irão dominar.

Se uma casa com face Kun é profunda e longa, então as portas Dui e Li não correspondem.

O primeiro parágrafo menciona apenas “números”. Ele não diz que os palácios são quadrados ou retângulos. Ele menciona 9 palácios porque os números estão em todos os 9 palácios do mapa de estrelas.

O segundo parágrafo é suficientemente claro. Para uma casa regular de formato quadrado, os 8 (não 9) palácios são mais ou menos iguais. Para uma casa comprida ou larga, há dois palácios que são muito mais influentes. Isso nos diz claramente que dividir uma casa em 9 partes iguais com grades de 3×3 não é a maneira correta.

Mestre Jiang ainda estava receoso de que isso não estivesse claro o suficiente. No terceiro parágrafo ele diz que usar uma grade de 9 retângulos irá colocar as portas no lugar errado. Ele menciona uma casa comprida faceando Kun. O que parece ser uma casa no palácio Dui, na verdade não está influenciada pelo qi da direção Dui. O que parece ser uma casa no palácio Li, na verdade não está recebendo o qi de Li. O desenho a seguir ilustra essa situação:

Usando 9 quadrados uma porta fica localizada no Palácio Li e a outra no Palácio Dui.

Usando 8 palácios, ambas as portas ficam no Palácio Kun. Na verdade, uma está em Wei e a outra em Shen.

O quadrado mágico de 3×3 apenas lhe dá a regra para o movimento das estrelas. Ele não deve ser visto como um mapa espacial. Os antigos inteligentemente chamaram este quadrado mágico de “régua para medir o céu”. Isso significa que ele é a “medida” e não o espaço.

A forma de fatias não significa que há oito palácios cada um no formato de uma fatia. Significa apenas que os diferentes tipos de qi no mapa de estrelas vem dessas direções. Agora deve estar claro com analisar o qi em uma casa com as estrelas voadoras.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.