|

Feng Shui Tradicional Chinês x Neo-Feng Shui do Chapéu Preto

Nas últimas décadas nós, ocidentais, fomos apresentados ao Feng Shui e a muitos outros conhecimentos de origem chinesa. Conceitos filosóficos ou de saúde já puderam ser, aos poucos, melhor assimilados por nossa mente lógica. O Feng Shui, no entanto, tem sido protagonista de diversas controvérsias, por nossa dificuldade em transportar 3.000 anos de pensamento oriental para o nosso ambiente físico.

As questões mais frequentes relacionam-se ao popular Neo-Feng Shui do Chapéu Preto, chamado por alguns Mestres Chineses de Pseudo-Feng Shui ou “Fast Food Feng Shui”.

Apresentamos neste site alguns artigos de interesse sobre esse assunto. O que se segue trata das diferenças entre o Feng Shui Tradicional Chinês e o Feng Shui da Seita do Chapéu Preto do Budismo Tântrico Tibetano.

Feng Shui Tradicional ChinêsNeo-Feng Shui do Chapéu Preto
Seus fundamentos remontam a mais de 3.000 anos na China. Criado pelo monge Thomas Lin Yun, nos anos 1970/80. Lin Yun é o fundador da Seita do Chapéu Preto do Budismo Tântrico Tibetano, uma vertente do budismo não submetida ao Dalai Lama.
Baseado em conhecimentos metafísicos milenares: I Ching, Taoísmo, astronomia e astrologia, calendários, magnetismo.Combina alguns conceitos simplificados do Feng Shui Tradicional a rituais religiosos, teoria das cores ocidental e símbolos populares chineses.
Ba Guá utilizado como ferramenta de interpretação, formado por trigramas e suas ricas associações a: números, direções, elementos, acidentes geográficos, membros da família, cores, partes do corpo, sabores, entre tantos outros.Baguá resumido, em que a cada direção corresponde uma área da vida: carreira, família, fama, etc.
Posicionamento dos Oito Setores da Rosa dos Ventos seguindo a orientação dos Pontos Cardeais. Informação usada para diagnóstico da energia básica, com a qual se combinam as energias mais específicas de cada imóvel (derivadas de sua data de construção e orientação em relação ao Norte Magnético).Posicionamento do Ba Guá sempre seguindo o alinhamento da porta de entrada (ignorando as direções dos Pontos Cardeais e o Norte Magnético).
Considera o fator tempo, através dos diferentes ciclos energéticos, na análise. Cada imóvel possui um padrão energético específico.Desconsidera qualquer variação de padrões energéticos ao longo do tempo. O padrão de distribuição das energias é fixo.
Classifica os objetos, do próprio local ou novos objetos, segundo seus padrões energéticos – teoria dos 5 Elementos – e os utiliza para equilibrar o fluxo do Chi.Utiliza objetos de cura pré-determinados, como bolas de cristal, sinos de vento, espelhos, baguás, flautas, vasos chineses, envelopes vermelhos.
Baseado em conceitos filosóficos e metafísicos, sem caráter religioso.Utiliza rituais de limpeza e cura provenientes do Budismo Tântrico Tibetano.
Analisa as energias do Universo, visando o posicionamento adequado no tempo-espaço. Visão holística de integração do Homem com a Natureza e o Universo.Utiliza a força do pensamento para moldar a energia. Homem como centro de influência máxima em relação às energias do Universo.
Compatibiliza imóveis e ocupantes, usando suas datas de nascimento para calcular os trigramas do destino (ming gua) e identificar como cada ambiente afeta individualmente cada morador.Não há técnicas de compatibilização individualizadas. No máximo aspectos subjetivos de preferência pessoal.

Assista ao vídeo abaixo para informações detalhadas sobre este assunto!

Posts Similares

6 Comentários

    1. Olá, Nathalia

      Todos os nossos cursos presenciais estão sendo gravados e disponibilizados para participação posterior de forma online.
      O formato que usamos é de gravar a aula presencial, com alunos. O resultado é bem mais dinâmico que o modelo tradicional dos cursos online, em que um slide é projetado na tela, e se ouve a voz do professor, ou no máximo uma imagem sua de rosto, quase estática.
      Nos nossos cursos gravados, você vê o ambiente da sala real, com o slide projetado, e a professora de corpo inteiro, interagindo com o slide e com os alunos.

      Você pode ver todos os nossos cursos disponíveis aqui:
      https://www.alinemendes.com.br/cursos

      Caso faça questão de cursos presenciais e não possa vir ao Rio de Janeiro, sugerimos que veja os cursos do arquiteto Marcos Murakami em http://institutoeq.com.br/.

  1. Olá. Estou iniciando a pesquisa no assunto e achei o seu artigo tendencioso. Percebi várias sutilezas no texto que desqualificam a corrente tibetana.

    1. Barbara, pratico o Feng Shui Tradicional Chinês, e o artigo reflete minha visão sobre as duas linhas. O neo-Feng Shui do Chapéu Preto é uma versão recente, resumida e ritualística do Feng Shui Tradicional Chinês.

    2. Obrigada por deixar aqui seu comentário! Fique à vontade para aproveitar todo o conteúdo que te parecer útil, dentre os que disponibilizamos aqui no blog e nas nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.