Obra ao Vivo – Primeira Semana

Este apartamento passará por uma reforma tão profunda, que renascerá sob o ponto de vista do feng shui, isto é, receberá um novo mapa de distribuição de energias, tendo como base a data da reforma, e não mais a data de construção do prédio. Esse renascimento não é coisa comum de acontecer. A simples troca de piso ou de encanamentos não é suficiente para renovar o mapa de energias de um imóvel. Para que o renascimento realmente ocorra, é preciso que o apartamento fique inabitável, que sejam expostos seus "ossos" e "tendões". Traduzindo: é preciso trocar revestimentos, instalações, derrubar paredes e construir outras novas, mudar a função de alguns cômodos…

A partir de agora, você poderá acompanhar, semana a semana, a execução da obra. Veja o início da série clicando aqui.

A obra começou numa segunda-feira. Entregamos as chaves do apartamento ao chefe da equipe, e voltamos no dia seguinte para ver como estava o andamento. 

obra ao vivo - primeira semana
Alexandre, o responsável pelas alvenarias, gessos e revestimentos, aparece aqui demolindo a parede do armário, no quarto do casal.

obra ao vivo - primeira semana
No segundo dia de obra, os armários dos quartos e da cozinha já foram removidos, e as alvenarias necessárias demolidas. No canto esquerdo da foto, veja os sacos onde já está sendo recolhido o entulho, que será encaminhado à caçamba.

obra ao vivo - primeira semana
Na sala, está sendo separada a parte dos armários que não havia sido afetada por cupins, formada basicamente pelas peças em madeira maciça, pois todo o compensado estava comprometido. Essas peças serão levadas pelo marceneiro, que poderá reaproveitá-las em outros móveis, evitando que sejam desperdiçadas, indo para o lixo.

obra ao vivo - primeira semana
No quinto dia de obra, a parte boa da marcenaria já foi recolhida, restando apenas a parte inaproveitável. Na sala, começa-se a agrupar novos sacos de entulho, que serão removidos em mais uma caçamba.

obra ao vivo - primeira semana
O projeto foi fixado na parede, assim fica protegido de qualquer acidente, e visível a todos os envolvidos na obra. Esta é a planta baixa da fase inicial, de alvenarias a demolir e a construir. Há outras plantas, usadas em futuras etapas, com instalações elétricas, hidráulicas e detalhes de marcenaria, por exemplo.

obra ao vivo - primeira semana
Aqui você vê Aline Mendes, arquiteta, e Marcos, chefe da equipe, conversando sobre detalhes do teto e das instalações. O melhor local para colocação do quadro geral de luz foi definido na obra, após quebrar as paredes e descobrir o ponto de acesso dos fios.

obra ao vivo - primeira semana
Aqui dá pra ver a parede do banheiro de serviço que foi removida para que ele possa ser ampliado e transformado em banheiro social. Repare na quantidade de entulho gerado em uma simples reforma!!! Esse material precisa ser reciclado!

obra ao vivo - primeira semana
Essa foto mostra o vão de interligação da sala com o corredor íntimo, que foi ampliado e deslocado, ficando mais próximo à cozinha. Agora, não será mais necessário passar pelo meio da sala para se chegar aos quartos.

obra ao vivo - primeira semana
Liberando espaço no apartamento com a retirada do entulho, pode-se então começar a remoção dos tacos, que serão substituídos por porcelanato.

obra ao vivo - primeira semana
A pia do banheiro saiu inteira. O mármore é muito bonito. Pena que já esteja envelhecido, com alguns pontos desgastados, além de ser muito poroso.

obra ao vivo - primeira semana
A parede em alvenaria com 40cm de altura, que transformava o box em uma micro-banheira, já foi removida. Ela será substituída por uma pequena divisória em mármore branco com 10cm de altura, facilitando o acesso ao box.

obra ao vivo - primeira semana
Aqui, a vista a partir da porta de entrada. À esquerda estão os canos que ficaram expostos após a demolição da parede do banheiro, e serão substituídos, adequando-se ao novo projeto. Algumas das paredes removidas na cozinha serão substituídas por armários e estantes em gesso acartonado, melhorando o aproveitamento dos espaços.

obra ao vivo - primeira semana
Veja quantas camadas de tinta a parede do quarto já havia recebido! Quando isso acontece, a superfície começa a ficar embolotada, e já não é possível uma parede lisinha. Neste apartamento, estamos removendo todas as camadas de tinta, e as paredes serão emassadas antes de repintadas. Assim, temos o benefício adicional de neutralizar qualquer influência energética deixada por antigos moradores.


Ainda essa semana, publicaremos o próximo artigo. Volte para conferir!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.