Obra ao Vivo – Parte 3

Nesta série de nosso blog, você poderá acompanhar, semana a semana, a execução da obra de reforma de um apartamento no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. Veja o início da série clicando aqui.

Veja neste artigo como foi a evolução da obra na terceira semana de trabalho. 

obra ao vivo - terceira semana
No começo da semana, já encontramos os conduítes e caixas no lugar e, em quase todos os cômodos, a parede já foi reconstituída. Nessa foto, do quarto do casal, caixas baixas para telefone e tomadas, e caixas em altura média para os interruptores paralelos (three-way) que permitem o controle das luminárias a partir dois pontos diferentes.

obra ao vivo - terceira semana
Na parede em frente à cama, já estão no lugar as caixas baixas para tomadas, antena de TV e internet; caixas médias para tomadas; e caixas altas para tomada da TV e cabos de conexão.

obra ao vivo - terceira semana
As quinas do armário e do painel do corredor já receberam acabamento, e estão prontas para serem emassadas e em seguida pintadas.
Obras são assim: ficam durante um tempo muito feias, parecendo ruínas, até que, de repente, aparecem limpas e pintadas!

obra ao vivo - terceira semana
No banheiro do casal, foi cavado na parede o nicho onde será encaixado o novo armário, com iluminação embutida.

obra ao vivo - terceira semana
A idéia é aproveitar o teto de gesso da cozinha e do corredor de entrada, que estão em bom estado. Mas pra isso, eles precisam estar perfeitamente nivelados, ou o teto ficaria torto. Aqui está o encarregado fazendo a conferência. Chegamos à conclusão de que, com pequenos ajustes feitos na massa, será possível, sim, aproveitar os dois rebaixos.

obra ao vivo - terceira semana
Na mesma semana, voltamos à obra, e mais uma leva de entulho já foi retirada. Toda semana sai uma caçamba. Aqui, já vemos que as aparas de parede entre os cômodos foram removidas junto ao teto. Ele está pronto para começar a ser nivelado.

obra ao vivo - terceira semana
Lembram da parede curva? Pois aqui está ela, toda emboçada e já seca. Está começando a tomar forma o novo apartamento!
Na parede à esquerda, vemos os pontos onde ficarão o interfone e algumas tomadas de apoio ao balcão que haverá neste local.
Neste espaço vazio entre as duas paredes será construído o armário em gesso, com a parte inferior aberta para o corredor de entrada, e a parte superior aberta para a cozinha. Aproveitamento máximo do espaço…

obra ao vivo - terceira semana
Estas são as aberturas do banheiro social vistas da área de serviço. A abertura menor será um basculante simples, de vidro temperado (blindex) sem esquadria. A abertura maior receberá um vidro leitoso fixo, sobre o qual será colado um espelho pelo lado do banheiro.

obra ao vivo - terceira semana
Este é o soco (pequeno degrau de alvenaria) que apoiará o armário sob a bancada. Ele teve sua altura aumentada, e receberá na parte da frente pastilhas iguais às que comporão um rodapé no resto do banheiro. Na parte de cima, o soco fica apenas cimentado, pois a marcenaria será fixada diretamente sobre ele.

obra ao vivo - terceira semana
Pra facilitar a instalação e qualquer modificação futura, cada circuito recebe uma cor de fio diferente. Se não fosse assim, haveria o perigo dos fios se misturarem no meio do conduíte, e na outra ponta já não saberíamos qual é qual.

obra ao vivo - terceira semana
Pra que tanto fio? O cliente se espantou!
Este é o quarto do casal, e para permitir o máximo de conforto, todas as luzes do cômodo podem ser acesas tanto a partir da entrada, quanto a partir dos interruptores que ficam na cabeceira da cama. A instalação fica mais complexa, pois ao invés de apenas um circuito ligando o interruptor à lâmpada, usa-se mais um ligando os dois interruptores entre si, e outro ligando o segundo interruptor à lâmpada. Uma loucura, né? Mas o resultado é excelente!
A segunda caixinha será usada exclusivamente para os comandos do ventilador de teto.

obra ao vivo - terceira semana
Criatividade é algo sempre em alta na obra. Essa é a lista de material feita pelo pintor, escrita diretamente na parede de um dos cômodos. Não tem como perder!

 

Na quarta semana, a escolha dos ladrilhos hidráulicos para compor o mosaico no piso da cozinha…
 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.