Quatro Pilares - Dez Espíritos - Suporte
|

Quatro Pilares – Dez Espíritos (2) – Suporte

Astrologia Chinesa dos Quatro Pilares

Os Dez Espíritos

Os Dez Espíritos 十神 são os itens mais importantes no estudo da Astrologia dos Quatro Pilares do Destino 四柱命理學. Os quatro pilares são constituídos, cada um, de um tronco e um ramo, num total de oito “palavras” BaZi 八字. O termo BaZi é usado pelas pessoas menos intelectualizadas, enquanto o termo Quatro Pilares é usado no meio acadêmico.

Cada tronco representa um espírito, e cada ramo possui um espírito principal unido ou não a espíritos menores anexados. Os espíritos em um ramo determinam quanto suporte os espíritos nos troncos podem obter. Isso afeta a capacidade dos espíritos nos troncos.

Nessa série, eu vou explicar os termos traduzidos dos Dez Espíritos.

Suporte

O termo Chinês é 印 (Yin), o selo de autoridade. Nos tempos antigos, quando alguém era nomeado para um posto importante no governo, recebia do imperador um selo de autoridade, que o permitia agir em seu nome. Este selo dá respaldo a qualquer atitude da pessoa em nome do imperador. Ele o torna forte.

Obviamente, para ser capaz de receber o selo, uma pessoa precisa se tornar famosa e atrair a atenção do imperador. A maneira mais fácil (e dura) de conseguir isso era ser aprovado no exame imperial com destaque. O mundo mudou muito desde então. Por isso, o termo é traduzido como “Suporte”, que se trata de um fator de apoio à pessoa. Suporte pode ser o recurso financeiro que alguém recebe dos pais. Pode também ser o apoio do chefe que delega suas tarefas, para que você as execute com autoridade.

Suporte Adequado – 正印

O Suporte Adequado envolve o apoio que a pessoa recebe de seus pais na infância, e do seu chefe quando trabalha em uma empresa. Se for autônoma, a pessoa pode receber suporte de instituições financeiras e também de seus clientes. Num país democrático, o governante de um estado tem sua fonte de autoridade nos cidadãos, que são seus chefes. Sem esse apoio para vencer uma eleição, ele não pode se tornar presidente ou primeiro ministro. O Suporte Adequado também inclui o conhecimento de uma pessoa, que é seu grande ponto de sustentação na vida.

Suporte Inapropriado – 偏印

Suporte Inapropriado é o suporte adquirido por meios mais ou menos inapropriados. Por exemplo, uma pessoa pode ganhar uma eleição mentindo para agradar ao povo, que passa a apoiá-lo. Ela pode fazer promessas que não tem intenção de honrar. Este comportamento pode ser estendido à vida cotidiana, quando tentamos ganhar o apoio de nossos superiores. O Suporte Inapropriado também é conhecido como O Perverso Deus da Coruja 梟神. Falaremos sobre isso mais adiante.

A maneira como o suporte chega até a pessoa é que distingue entre os dois tipos de suporte. Mesmo nos tempos antigos, um posto no governo podia ser obtido por meio de suborno, exatamente como acontece hoje em países onde a corrupção faz parte da vida cotidiana. Em resumo, você pode facilmente distinguir entre os dois tipos de suporte analisando a harmonia ou desarmonia gerada.

Joseph Yu

Acompanhe a série completa dos Dez Espíritos:
Poder – Suporte – ParalelosProduçãoRiqueza

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.