cabeceira da cama

/ Fóruns / Geral / cabeceira da cama

/ Fóruns / Geral / cabeceira da cama

  • Este tópico contém 7 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 5 anos por Aline Mendes.
  • Autor
    Posts
      • Izabel Sousa
        16/julho/2018 até 11:48 #8578

        Olá, estou com um problema enorme, não sei onde posicionar minha cama, no meu quarto as paredes estão assim: uma é janela, a outra é parede do banheiro social, a outra é banheiro da minha suíte e a outra tem a porta de entrada do quarto. Como fazer a cura?

        • Aline Mendes
          16/julho/2018 até 11:48 #8636

          Paredes de banheiro só causam problemas quando há tubulações dentro delas.
          Se uma das paredes do seu quarto faz divisória com o banheiro, mas é uma parede “seca”, sem tubos de água ou esgoto, a cabeceira da cama pode ficar encostada nessa parede.

          Atenção: muito se fala em paredes de banheiro, por serem em geral mais próximas aos quartos. Mas paredes de cozinha ou de área de serviço com tubulações podem causar os mesmos problemas!

          • Aline Mendes
            16/julho/2018 até 11:48 #8909

            Oi Aline td bem? estou fazendo umas mudanças no meu apto. e fiquei com uma dúvida. Estou vendo sobre a instalação do split e queria saber se é negativo ter o dreno do ar passando dentro da parede que é a cabeceira da minha cama. Essa parede faz divisa com a minha sala e seria a melhor localização.

            O ideal é que a parede da cabeceira da cama seja totalmente sólida, sem tubulações passando por dentro dela.

            Vamos analisar em detalhes o seu caso:
            Se a tubulação passar pelo lado da sala, o dano é menor do que se ela passar mais próxima à superfície da parede pelo lado do quarto.

            O problema com tubulações é principalmente o fluxo de água e ar passando pelo tubo, que torna a parede mais yang-dinâmica, desfavorável ao sono, que é yin-passivo.

            Se o aparelho de ar estiver na sala e nunca for usado quando você estiver no quarto dormindo, não haverá fluxo de água no dreno, a energia estará estável, podendo haver no máximo um pequeno fluxo de ar pelo tubo.

            Mas se o aparelho estiver instalado no quarto e for usado ao dormir, o fluxo de água estará presente neste momento, e pode causar problemas no sono e na saúde.

            Para compensar a existência de tubulações na parede, quando não é possível mudar a posição da cama, recomendamos a instalação de um painel de madeira na direção da cabeceira, que fará um isolamento deste fluxo que vem da parede.

            Como a instalação ainda será feita, procure desviá-la para passar ao lado da cama, na direção da mesa de cabeceira, por exemplo.

            • Roberta Botelho
              16/julho/2018 até 11:48 #8921

              Boa noite Aline, obrigada pela resposta acima <3

              Ainda sobre esse assunto, envio em anexo a planta pra ilustrar a situação. Em roxo são as opções de posição pro split da sala.

              Na primeira posição o dreno (em amarelo) estaria jogando a água na coluna de águas pluviais (azul claro). E na segunda posição, ou o dreno (em laranja) estaria passando pela parede mais de dentro da sala e na parte da área de trabalho até chegar a janela. Ou estaria (em azul escuro) passando pela parede da cabeceira do quarto.

              Para as opções do dreno dando a volta dos pilares (em cinza escuro) não há garantia, pois só sera possível se houver emboço o suficiente em volta deles. Caso não possa, teremos que passar pela parede do quarto mesmo, o que entra na questão que vc respondeu acima.

              Quando vc diz painel de madeira, poderia ser uma cabeceira de madeira com altura padrão (tipo 1,20 m ou um pouco mais) e espessura de uns 3 cm? E caso passe pela parte do sofá ou da mesa de trabalho, também seria muito nocivo energeticamente?

              Ainda haveria a possibilidade de ser em cima da mesa de trabalho, o que daria menos trabalho na instalação e não interferiria quase nada na cabeceira da minha cama, mas por conta do pilar em cinza escuro refrigeraria menos o ambiente todo da sala.

              Obrigada!!!
              bjs
              Roberta Botelho

                • Aline Mendes
                  16/julho/2018 até 11:48 #9000

                  Oi, Roberta

                  Me explique um detalhe: o dreno sai da máquina, desce e depois vai rente ao chão até a fachada? Ou ele sai da máquina e vai com um caimento suave até a fachada?

                  Se o tubo do dreno não passa bem atrás da cabeceira, mas em alguma altura bem acima dela, digamos acima de 1,30cm, isso não representa um problema sério.

                  Mas se o dreno passar atrás da cama, mais ou menos na altura do colchão, aí você vai precisar de uma proteção pra reforçar o qi yin.

                  Se for uma cabeceira de madeira sólida, com 3cm como você diz, costuma ser suficiente para minimizar o problema.

                  Mas lembre-se de que quanto mais próximos do ideal, melhor.

                  Como arquiteta, não recomendo os drenos dando a volta no pilar. Quanto mais curvas, maior a chance de entupimentos, o que pode ser um problema sério em algum momento do futuro.

                • Roberta Botelho
                  16/julho/2018 até 11:48 #9007

                  Acho que o que postei antes não foi. Então, o dreno terá caída suave até altura mínima de 2.10 mais ou menos, então altura de uma porta né. A questão é que não pude embutir na parede porque tinha uma viga enorme. Daí vou fechar a parte do dreno com drywall e depois fazer uma cabeceira de ponta a ponta compondo, como se fosse proposital, pra formar um nicho central na parede ( apoio de quadros e objetos estreitos). No conjunto da tubulação do Split tem 2 tubos de cobre, isso também ajuda na cura do dreno?. E a cama também será bem baixinha, tipo japonesa, então menos contato com a altura do dreno. O que acha?Obrigada!

                    • Aline Mendes
                      16/julho/2018 até 11:48 #9010

                      Oi, Roberta
                      Acho que a solução final ficou muito boa, e não vai trazer problemas à cama.
                      O fato da tubulação ser de cobre não representa nenhum benefício nesse caso. Á agua passando dentro do tubo causa o problema por ser yang, não importa de que material seja feito o cano.
                      Pode ficar tranquila, que o dreno não afetará a cama.

                      • Aline Mendes
                        16/julho/2018 até 11:48 #9012

                        Você tentou anexar uma imagem no seu último comentário? Parece que algo saiu errado. Você pode tentar de novo, ou me mandar por e-mail para que eu teste o envio por aqui?

                  • Você precisa fazer login para comentar.