compostagem onde deixar

/ Fóruns / Geral / compostagem onde deixar

/ Fóruns / Geral / compostagem onde deixar

  • Este tópico contém 1 resposta, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 2 anos por Aline Mendes.
  • Autor
    Posts
      • karina yanata
        08/agosto/2021 até 17:20 #37174

        Faço potes de compostagem de alimentos no meu ap e deixo no banheiro, atras da porta onde nao impede a abertura e num canto do chuveiro.

        Goataria de saber em qual lugar posso e nao posso colocar.

        • Aline Mendes
          08/agosto/2021 até 17:20 #37369

          @karinayanata composteira em apartamento é quase sempre um problema.

          O único lugar realmente permitido, que não prejudica a vitalidade dos ambientes, é numa área de serviço que seja bem arejada e que esteja permanentemente aberta.

          Qualquer local fechado acabará recebendo essa influência nociva do qi estagnado, fruto da decomposição.

          No caso do banheiro, já é um local de escoamento do qi pelos ralos, que demanda cuidados pra não prejudicar a casa. Colocando ali um pote cheio de matéria orgânica em decomposição, o qi fica ainda mais nocivo.

          Nossos padrões de habitação atual incluem vários aspectos que são contrários à vida e ao bem estar. Não espanta que nossa sociedade como um todo esteja doente.

          Como terapeuta de ambientes, precisamos sair do automático, apurar nosso olhar crítico, enxergar as coisas na sua essência, superando o olhar já acostumado com o que não se deveria acostumar.

          Numa situação ideal, não viveríamos em apartamentos, empilhados e colados uns nos outros. Isso gera uma mistura de energias que impede viver uma vida plena.

          A situação ideal seria viver em uma casa, em contato com o céu e a terra e com os oito ventos, com terreno ao redor. E então poderíamos escolher um local afastado da casa para colocar nossa composteira. Esse lugar deveria ser na direção em que o vento “vai embora”, e não na direção em que o vento “chega” na nossa casa.

          Também não deveria estar num setor onde se encontra uma estrela importante para a prosperidade ou para a saúde. Isso também significa que talvez tivéssemos que mudar o local da composteira a cada 20 anos. Mas isso não seria um sacrifício, com terreno livre ao redor de toda a casa…

          Veja o quão afastado dessa situação ideal está ter uma composteira num apartamento!

          No caso de prédios, o ideal seria haver uma composteira coletiva numa área do prédio que não ficasse próxima aos apartamentos, e que tivesse muita ventilação.

          Essa é uma daquelas situações em que não tem saída fácil…

      • Você precisa fazer login para comentar.