Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7771
      Dani PiaseckiDani
      Participante

      O Feng Shui ocidental passa a idéia de que é próspero ter uma fonte com água corrente na frente da casa ou na posição do trabalho. Desconfio que no Feng Shui tradicional chinês não seja bem assim. Poderia explanar sobre este tópico?
      E outras duas dúvidas:
      1. há uma regra para a posição de piscina, com cascata e sem cascata?
      2. a água corrente e clara (cascata ou fonte por exemplo) por acaso funciona como um ativador da energia fogo (máximo do yang)?

    • #7797
      Aline MendesAline Mendes
      Mestre

      A melhor maneira de posicionar piscinas e fontes é usando o método das Estrelas Voadoras – Xuan Kong Feni Xing, do Feng Shui Tradicional. Neste método, cada um dos oito setores abriga três estrelas/potenciais principais, e o ideal é que qualquer água em movimento fique num setor com uma boa estrela da prosperidade. Há mais de uma possibilidade de setor adequado, em geral até três deles. Essas direções também variam com o tempo.

      Para beneficiar a prosperidade, o fluxo da água deve ser sempre direcionado de fora para dentro. No jardim, quedas d’água devem apontar em direção à casa, e nunca se afastando dela. Em um cômodo interno, a fonte deve estar próxima à porta ou à janela, apontando para o centro do imóvel.

      A água em movimento é um ativador do qi Yang, mas não está relacionada diretamente à fase Fogo.

      Existe a relação Yin/Yang, que é uma coisa, e existe a relação das 5 Fases, que é outra coisa diferente: Árvore>Fogo>Terra>Metal>Água>Árvore…

      Fontes estimulam o Yang. Uma fonte de bambu será yang com energia da fase Árvore. Uma fonte de pedra terá energia yang de Terra. Uma fonte triangular iluminada emitirá um qi yang de Fogo. Uma fonte de metal com formato circular emitirá qi yang de Metal.

      Cada uma das cinco fases pode se manifestar na polaridade yin ou yang. Isso é estudado nos seminários avançados.

    • #39673
      Aline MendesAline Mendes
      Mestre

      Oi Aline,
      Tudo bem? Adorei o Workshop de ontem.
      Acordei com uma dúvida matutando a cabeça por aqui..
      Se uma fonte não pode ter o uso de “água” nas estrelas, é certo usar para neutralizar a energia presa da WG?
      Ou a gente teria que colocar um objeto “água” na SQ pra isso?

      Olá, @kitty-viana !

      Aproveito esse post antigo pra complementar as explicações a partir da sua dúvida.

      Pelas siglas que você está usando, imagino que esteja falando das estrelas do Ba Zhai, 8 Casas. (No FSRC e na Casa Quantica usamos outras siglas.)

      Para situar quem não assistiu à palestra, eu mencionei que, quando estamos fazendo uso da fase Água (Wu Xing), não incluímos entre os itens associados a esta fase a água real, na forma de fontes ou aquários. Isso porque a água real é usada como um ativador do qi yang.

      A água real seria, portanto, inadequada em um quarto de dormir onde seja necessária a presença da fase Água, pois o quarto deve permanecer yin. Ela também seria inadequada num palácio onde haja uma Estrela da Face/Água nociva (segundo o método das Estrelas Voadoras).

      As estrelas do Ba Zhai não são avaliadas em termos de yin ou yang, e portanto não usamos os conceitos de água-yang x montanha-yin para lidar com elas.

      No Ba Zhai, trabalhamos com as Cinco Fases e com os fluxos do qi.

    • #39674
      Aline MendesAline Mendes
      Mestre

      Aproveito para relembrar que criei uma forma específica de escrever, facilitando a diferenciação entre água e Água…

      Quando se trata de água real, como em fontes, aquários, rios, lagos, eu uso o substantivo comum, com letra minúscula.

      Quando se trata da fase/elemento Água (que se relaciona no sistema Wu Xing com Árvore, Fogo, Terra e Metal) eu uso o substantivo próprio, em maiúsculas.

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você precisa fazer login para comentar.
Aline Mendes · Casa Quantica
Rolar para cima