cabaça dourada no feng shui
|

Cabaça Dourada no Feng Shui

Para que serve a cabaça dourada no Feng Shui? Unimos nessa página dois artigos, de Joseph Yu e de Aline Mendes, explicando as propriedades e particularidades da cabaça como um elemento harmonizador do Feng Shui dos imóveis.

O Uso da Cabaça no Feng Shui

Joseph Yu

Um popular termo de Feng Shui usado pelos mestres de Feng Shui é “cabaça”. Muitas pessoas não compreendem porque este objeto é usado e clamam: “Superstição!”. Isso ocorre porque elas não tem conhecimento algum do Yi Jing (I Ching).

O antigo sábio Fu Xi observou as imagens no Céu e as leis na Terra, examinou os sinais em pássaros e quadrúpedes, estudou a adequação do solo. Ele relacionou as partes de seu corpo mais acessíveis e vários objetos mais distantes, e os classificou em oito categorias conhecidas como trigramas. Isso serve para mostrar a maravilha da criação e comparar as características de várias coisas.

Trigrama Dui

Há oito trigramas e cada um representa coisas reais e abstratas. Um dos oito trigramas é Dui. Uma das muitas representações de Dui é colher o fruto pendente de uma trepadeira. Dui também é metal suave. A parte do corpo representada por Dui é a boca. Além disso, Dui do Céu Primordial é Xun no Céu Posterior. Um objeto assim, que representa o trigrama Dui, é uma cabaça seca e com uma boca aberta. O fruto seco possui uma cor amarelo-dourada que representa metal.

Qual é, então, o uso do trigrama Dui? Sabemos que a energia de doença é representada pela estrela número 2, ou o trigrama Kun.

Trigrama Kun

Mudando a primeira e a segunda linhas de um trigrama obtemos a estrela Ju Men, ou Tian Yi (Médico Celestial). Quando mudamos a primeira e a segunda linhas do trigrama Kun, obtemos exatamente o trigrama Dui. Por este motivo a cabaça é usada para curar doenças.

Não é uma coincidência que antigamente os médicos na China usassem a cabaça como recipiente para medicamentos.

Os antigos sábios classificavam os objetos de acordo com os oito trigramas. Os mestres de Feng Shui no passado analisavam o qi usando as transformações dos trigramas. As curas são igualmente baseadas nas relações entre os trigramas, e não apenas nos cinco elementos! Você pode ver, portanto, que a cabaça seca verdadeira é mais eficiente do que uma réplica em cobre. Isso não é uma superstição, como muitos pensam.

Curiosidades sobre a Cabaça Dourada

por Aline Mendes

O pé de cabaça pode se desenvolver na forma de trepadeira ou junto ao solo. Para que os frutos cresçam saudáveis, o clima deve ser seco. Em climas muito úmidos ou chuvosos, o fruto apodrece ou cai ainda pequeno. No Brasil, pode-se encontrar cabaças nas regiões Sul e Nordeste. No Sul, também conhecidas como Porongo, são utilizadas para fabricação de cuias de chimarrão. No Nordeste, são usadas ainda verdes para a cura de doenças respiratórias, através da inalação do fruto aberto. São usadas também para confeccionar berimbaus, moringas e em cerimônias de religiões afro-brasileiras.

cabaças - foto copyright Joseph Yu

Existem diferentes formatos de cabaças: redondas, ovais, alongadas e em formato de “8”. Para as aplicações do Feng Shui, somente esta última atende aos requisitos necessários de simbolizar o trigrama Dui, sendo eficaz para a cura. Sempre deve haver um furo na parte superior (a boca de Dui). O tamanho deste furo deve ser proporcional ao tamanho da cabaça. Por exemplo, se a cabaça tiver cerca de 20cm, o furo deve ter no mínimo 3cm de diâmetro.

Arcanjo Rafael e pastor com cabaça

A cor natural da cabaça seca assemelha-se ao dourado ou cobre. Quando usada como cura de Feng Shui, pode ser deixada ao natural, com uma proteção de verniz, ou pintada com a cor dourada. Às vezes, são encontradas com acabamento na cor prateada, que pode ser usada, mas não é tão adequada. Também é bastante comum que sejam vendidas com uma fita vermelha amarrada em seu “pescoço”. A cor vermelha, associada ao trigrama Li, pode prejudicar as propriedades curativas da cabaça, e só pode ser utilizada junto à cabaça em situações especiais.

Arcanjo Rafael

A cabaceira é uma planta presente de forma nativa em todos os continentes. Tanto na China quanto na Europa, Índia, África e Brasil, é um fruto associado à cura. As imagens acima mostram diferentes representações de São Rafael, o arcanjo curador. Em ambas está presente a cabaça: em uma, no cajado do próprio santo e na outra, na cintura do pastor. Isso demonstra claramente uma forma ocidental de associação da cabaça com cura de doenças.

Saiba onde colocar sua cabaça esse ano, vendo nossas Dicas do Feng Shui Anual.

Ainda tem dúvidas sobre a cabaça? Veja esse outro artigo em nosso blog:

Quando não for possível adquirir uma cabaça natural, pode-se usar objetos com características semelhantes: formato de oito, com furo na parte superior, cor dourada. Veja algumas sugestões em nosso mural do Pinterest.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.